História, perguntado por emanuelamaccarilove, 9 meses atrás

O café: quais as principais medidas adotadas em defesa e valorização do café na Primeira República? Em que era usado o lucro obtido nas vendas de café no Brasil durante esse período? qual a relação entre o café, a indústria e o crescimento urbano?​

Soluções para a tarefa

Respondido por EitaSoojin
1

Resposta: cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas”, o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.

Para proteger os interesses dos cafeicultores, tornava-se necessário manter baixo o valor da moeda nacional. Assim, mesmo que o preço do café no exterior estivesse baixo, quando convertido em moeda brasileira dava bons lucros aos fazendeiros. A desvalorização da moeda nacional encarecia os produtos importados. Esse fato tinha dois efeitos diferentes sobre a industrialização:O encarecimento dos produtos importados fazia com que o mercado consumidor se voltasse para produtos fabricados no país, beneficiando desse modo a indústria brasileira. O encarecimento das máquinas e dos equipamentos importados dificultava a instalação de novas fábricas, prejudicando a nossa indústria.

Explicação:

Não consegui resumir mais que isso , mas espero ter ajudado ;)

Perguntas interessantes