Física, perguntado por renzoluporini1702, 11 meses atrás

O café é consumido há séculos por vários povos não apenas como bebida, mas também como alimento. Descoberto na Etiópia, o café foi levado para a Península Arábica e dali para a Europa, chegando ao Brasil posteriormente. No Brasil, algumas fazendas mantêm antigas técnicas para a colheita de café. Uma delas é a de separação do grão e da palha que são depositados em uma peneira e lançados para cima. Diferentemente da palha, que é levada pelo ar, os grãos, devido à sua massa e forma, atravessam o ar sem impedimentos alcançando uma altura máxima e voltando à peneira. Um grão de café, após ter parado de subir, inicia uma queda que demora 0,3 s, chegando à peneira com velocidade de intensidade, em m/s, (A) 1. (B) 3. (C) 9. (D) 10. (E) 30.

Soluções para a tarefa

Respondido por jorgesoj
66
Por ser um movimento de queda-livre a partir do instante de retorno à peneira, Vo=0 e, sendo g=10m/s2, demorando 0,3s para retornar, temos:
V=Vo + g.t => V=0 + 10.0,3 => V=3m/s 
Opção: Letra B
Respondido por vinicaetano98
1

O grão de café possuí uma velocidade de 3 m/s ao atingir a peneira. Ou seja, a alternativa correta é a letra B.

Queda livre

A queda livre ocorre quando um corpo está em movimento vertical de queda a uma altura próxima ao planeta Terra, sendo possível desprezar o efeito da força de atrito do ar.

Podemos usar a seguinte equação para calcular a velocidade do corpo na queda livre

V = g . T

Sendo:

v = velocidade

g = aceleração da gravidade

t = tempo

Dado que o grão de café demora 0,3 s para chegar a peneira, adotando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², a velocidade final do grão será:

V = 10 m/s² . 0,30 s => V = 3 m/s

Continue estudando mais sobre o movimento de queda livre em:

https://brainly.com.br/tarefa/23593551

Anexos:
Perguntas interessantes