“O cacique Hatthuey, da atual ilha de Cuba...] foi preso com toda a sua gente e queimado vivo. E como estava atado a um tronco, um religioso de São Francisco (homem santo) lhe disse alguma coisa de Deus e de nossa Fé, que lhe pudesse ser úteis, no pequeno espaço de tempo que os carrascos lhe davam. Se ele quisesse crer no que lhe dizia, iria para o céu aonde está a glória e o repouso eterno e se não acreditasse iria para o inferno, a fim de ser perpetuamente atormentado. Esse cacique, após ter pensado algum tempo, perguntou ao religioso se os espanhóis iam para o céu; o religioso respondeu que sim, desde que fossem bons. O cacique disse incontinenti, sem mais pensar, que não queria absolutamente ir para o céu; queria ir para o inferno, a fim de não se encontrar em lugar em que tal gente se encontrasse.[...]
(LAS CASAS, Frei Bartolomeu de. Brevíssima relação da destruição das Índias. Porto Alegre: L&PM, 1984, P.41)
“Queremos não só ajudar os outros a se converter, mas também converter-nos, nós próprios, justamente com eles, de tal modo que nossas dioceses, paróquias, instituições, comunidades e congregações religiosas, longe de serem obstáculos seja um incentivo para que se viva o Evangelho.
Lançando um olhar sobre nosso mundo latino-americano, com que espetáculo deparamos? Não se faz mister aprofundar o exame. A verdade é que aumenta cada dia mais, a distância entre os muitos que têm pouco e os poucos que têm muito. Estão ameaçados os valores de nossa cultura. Estão sendo violados os direitos fundamentais do ser humano”.
(MENSAGEM AOS POVOS DA AMÉRICA LATINA. Discurso inaugural da II Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, em Puebla 1979. In: PUEBLA, A EVANGELIZAÇÃO NO PRESENTE E NO FUTURO DA AMÉRICA LATINA. Petrópolis , Vozes, 1979.) Textos retirados de vestibular da UFMG
Os dois textos sobre ações e intenções da Igreja de Roma no continente americano mostram que: Escolha uma:
a. As ações e intenções da Igreja de Roma mudaram ao longo do tempo, tendo focalizado a catequização e conversão no primeiro momento, e as denúncias e a luta contra a situação de desigualdade e a favor da inclusão dos mais pobres no segundo momento.
b. As ações e intenções da Igreja de Roma mudaram ao longo do tempo, mas estiveram sempre atrelados aos interesses do Estado, fosse este a metrópole européia, ou os surgidos após os movimentos de independência no continente americano.
c. A postura da Igreja permaneceu a mesma ao longo da história, sendo marcado pelo esforço de catequização, sem respeito à cultura e direitos da população nativa.
d. As ações e intenções da Igreja mudaram ao longo do tempo, caracterizando-se pelo esforço de catequização e conversão no primeiro momento, e pela preservação da cultura das populações nativas e o respeito à sua religiosidade no segundo momento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
TO QUERENDO A RESPOSTA URGENTE!
leidimaraortola:
A postura da Igreja permaneceu a mesma ao longo da história, sendo marcado pelo esforço de catequização, sem respeito à cultura e direitos da população nativa.
Respondido por
3
Resposta:
A resposta correta é: As ações e intenções da Igreja de Roma mudaram ao longo do tempo, tendo focalizado a catequização e conversão no primeiro momento, e as denúncias e a luta contra a situação de desigualdade e a favor da inclusão dos mais pobres no segundo momento..
Explicação:
fiz e acertei
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Música,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás