Biologia, perguntado por daviddazn98, 1 ano atrás

O C. botulinum é um bacilo gram-positivo, anaeróbio, esporulado e sua forma vegetativa produz oito tipos de toxina (A, B, C1, C2, D, E, F e G). As toxinas patogênicas para o homem são as dos tipos A, B, E e F, sendo as mais frequentes a A e a B. Os esporos do C. botulinum resistem a temperaturas de 120°C por 15 minutos. Estão amplamente distribuídos na natureza, no solo e em sedimentos de lagos e mares. São encontrados em produtos agrícolas, como legumes, vegetais, mel, e em vísceras de crustáceos e no intestino de mamíferos e peixes. As condições ideais para que a bactéria assuma a forma vegetativa, produtora de toxina, são: anaerobiose, pH alcalino ou próximo do neutro (4,8 a 8,5), atividade de água de 0,95 a 0,97 e temperatura ótima de 37ºC. Os tipos A e B se desenvolvem em temperaturas próximas das encontradas no solo (acima de 25º e até 40ºC), enquanto o tipo E é capaz de proliferação a partir de 3ºC. A toxina botulínica é termolábil, sendo inativada pelo calor, em uma temperatura de 80ºC por, no mínimo, 10 minutos. A contaminação descrita é um perigo:

A)

Físico, por o contaminante é o solo onde estão os esporos

B)

Químico, por causa dos ácidos empregados

C)

De Vida, pois o botulismo é fatal

D)

Biológico, pois o risco é o desenvolvimento do C. botulinum na conserva

E)

Químico, pois o perigo é a existência da toxina botulínica na conserva

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
9

A alternativa D) Biológico, pois o risco é o desenvolvimento do C. botulinum na conserva.

O risco de desenvolvimento do C. botulinum é biológico, pois ele é capaz de se desenvolver em conservas, principalmente se houver alguma porção em anaerobiose.

Porém, o botulismo é uma doença de risco químico, pois ela é causada pelas toxinas botulínicas, não pela C. botulinum.

O problema das clostridioses de modo geral está na dificuldade de identificar objetos contaminados com essas bactérias, como o tétano e o carbúnculo sintomático.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes