O Budismo enfatiza que a meditação é um treino da mente e acredita que, quanto
mais se medita, maiores são as possibilidades de mudanças de comportamento.
Identifique outros treinos que podemos fazer para mudar nosso comportamento a
favor de uma convivencia mais harmônica com as pessoas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1 – DESARME SUA PROGRAMAÇÃO NEURAL SORRINDO
Este exercício é realmente muito simples e, por esta razão, é possível que venha a achá-lo uma bobagem. Mas não é! Você perceberá, ao longo do treino, que ele causará uma leveza significativa em sua vida.
Para que saiba onde utilizá-lo, é necessário observar seus pensamentos e emoções com frequência. Feito isso, sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente.
Sempre que perceber que está sofrendo com algum pensamento, comportamento ou sentimento, comece a sorrir imediatamente.
Mesmo que seja algo forçado inicialmente, se esforce para sorrir – e até gargalhar – e trazer a emoção positiva para aquela situação. Não precisa fazer sentido. Simplesmente ria.
Ao ir para o extremo oposto de sua emoção negativa – por meio de uma simples risada – você interromperá a sinapse da ramificação neural que alimenta e reforça em seu sistema o sofrimento já registrado anteriormente. Com esta quebra de padrão, ficará cada vez mais fácil seguir em frente em direções novas e criativas.
Quanto mais se esforçar em perceber seus pensamentos e ações, maiores os resultados positivos neste exercício.
2 – RELAXE COM A TÉCNICA DA RESPIRAÇÃO CRUZADA
Técnica desenvolvida por George Pratt, Ph.D., e Peter Lambrou, Ph.D – “Um programa natural de quatro passos para ativar a alegria natural que existe em você”.
Com este exercício de respiração você terá a oportunidade de reequilibrar seu sistema neuromuscular. Experimente! Ele pode ser usado sempre que se sentir afetado com a agitação mental e utilizado junto com qualquer outro exercício ensinado neste artigo ou que você já conheça, pois causa uma sensação de relaxamento físico e mental.
Sentado, cruze o tornozelo esquerdo sobre o direito.
Apoie a mão esquerda sobre o peito, de forma que os dedos fiquem sobre o lado direito da clavícula. Depois, cruze a mão direita sobre a esquerda, de forma que os dedos desta mão fiquem apoiados sobre o lado esquerdo da clavícula.
Inspire pelo nariz e expire pela boca. Ao inspirar, deixe a língua tocar o céu da boca, bem atrás dos dentes superiores. Ao expirar novamente, toque os dentes inferiores com a língua.
Continue respirando de forma suave, durante 2 minutos.
Terminado o exercício, continue seus afazeres normalmente.
Vale lembrar que este exercício pode ser utilizado em qualquer lugar ou circunstância.
3 – MEXA O CORPO PARA ALIVIAR TENSÕES
Você já deve ter ouvido falar que colocar o corpo em movimento – seja caminhar, dançar ou até socar – alivia tensões. Mas este resultado pode ser potencializado se você associar estes exercícios com a intenção correta.
Se estamos sob a Lei de Causa e Efeito, “ficar de bobeira” enquanto exercitamos nosso corpo é uma tolice. Os exercícios físicos produzem muitos benefícios, dentre esses a produção de endorfina, chamada de hormônio do bem-estar. Ela é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso, que, ao ser transportada pelo sangue, faz comunicação entre células. Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlam a reação do corpo à tensão, regulando algumas funções do sistema nervoso, que determinam o humor. Elas também podem regular a liberação de outros hormônios e ajudar na memória, imunidade, dores, concentração, vida sexual e muito mais.
Com este aliado natural, devemos aproveitar os momentos em que nos exercitamos para liberar os sentimentos negativos e conscientemente escolher pensar em toda a alegria que gostaríamos de sentir. Produza a causa para o efeito que quer colher. Alimente pensamentos de alegria e paz. Use a atividade que mais lhe agrada e tenha total consciência de seu corpo e atenção aos sentimentos que está produzindo, pois eles estão sendo registrados e é isso que vai gerar o efeito para sua vida.
4 – PRATIQUE A SIMPLICIDADE DA OBSERVAÇÃO
Este hábito é um dos mais saudáveis e difíceis que devemos desenvolver no nosso dia a dia. Observar a natureza é sempre muito agradável, mas observar o ser humano pode ser bem difícil. Observar a si mesmo é ainda mais desafiador. E observar sem julgamento, então, é uma coisa que para a maioria é inconcebível e inatingível. Mas eu digo que é onde devemos colocar nossos maiores esforços, minuto a minuto. Este exercício pode mudar para melhor toda uma historia de vida. Experimente!