Português, perguntado por gbrazil6, 4 meses atrás

O brutalismo vem despertando uma retomada de interesse. Surgiu uma enxurrada de livros, toalhas de mesa, canecas, mapas e maquetes, bem como uma cascata de imagens nas redes sociais exibindo blocos de escritórios, soturnos hotéis da era soviética e notáveis memoriais de guerra iugoslavos.

A palavra “brutalismo” se tornou sinônimo para quase toda a arquitetura modernista, ao menos para qualquer coisa produzida em concreto, mas 1as primeiras casas descritas como brutalistas nada tinham em comum com o que a descrição veio a significar.

Foi o crítico e acadêmico Reyner Banham, morto em 1988, que estimulou a associar a palavra brutalismo aos 2blocos de concreto com os quais agora estamos acostumados. Influenciado pelos projetos do suíço Le Corbusier e misturado aos restos dos bunkers destruídos na 3era da guerra, o brutalismo se tornou uma arquitetura do 4reino público, edificações feitas para o povo.

Havia teatros, igrejas, escolas, centros culturais, edifícios públicos e, acima de tudo, conjuntos habitacionais brutalistas. Todos foram projetados para dar dignidade, solidez e presença urbana a uma classe trabalhadora cujo nível de educação e de renda estava subitamente crescendo.

Embora o brutalismo tenha certamente começado no norte e 5oeste da Europa, foi na Europa Oriental que o movimento realmente decolou. Muitos dos mais inventivos e ambiciosos complexos brutalistas foram concebidos na antiga União Soviética e em seus países-satélites, e, depois do colapso do bloco, sua estreita associação com o velho regime fez com que centenas de construções notáveis fossem abandonadas ou negligenciadas.

Edwin Heathcote. Folha de S.Paulo, 19 jan. 2021, p. B11. Adaptado.



No último parágrafo, o texto destaca a antiga União Soviética como o lugar em que jazem grandes projetos de arquitetura brutalista. O projeto político-cultural soviético fomentou uma arquitetura que priorizava os lugares de convívio compartilhado, como parques, praças, estádios, estações de metrô, etc.

Dentre as expressões a seguir, aquela que mais se relaciona com essa concepção de arquitetura e sociedade é:

A
“primeiras casas” (ref. 1)

B
“blocos de concreto” (ref. 2)

C
“era da guerra” (ref. 3)

D
“reino público” (ref. 4)

E
“oeste da Europa” (ref. 5)

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
6

A expressão que mais se relaciona com a concepção de arquitetura e sociedade apresentada no texto é a da LETRA B: “blocos de concreto” (ref. 2). Veja:

"Foi o crítico e acadêmico Reyner Banham, morto em 1988, que estimulou a associar a palavra brutalismo aos blocos de concreto com os quais agora estamos acostumados."

Essa é uma questão de interpretação de texto, para respondê-la você deverá ler o texto com bastante atenção e reler se preciso for.

Dicas/orientações:

- Faça a leitura com calma e muita atenção, sem se distrair.

- Não passe para o próximo parágrafo antes de entender o que acabou de ler.

- Leia o texto mais de uma vez.

- Atente-se aos detalhes e informações nas entrelinhas.

- Destaque as partes que considerar como sendo as mais importantes.

- Volte ao texto quando for responder uma pergunta para ter certeza de que está colocando a resposta certa.

Bons estudos!

Perguntas interessantes