O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade. Como podemos perceber, os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.” (FANTACHOLI, 2011, s/p)
FANTACHOLI, F. das N. O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras – Um Olhar Psicopedagógico. Revista Científica Aprender. 5.ed. dez. 2011. ISSN 1983-5450. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2019.
O brincar na educação infantil possibilita ainda a criação e o desenvolvimento da liberdade de expressão, permite experimentar diferentes papéis sociais assim como elaborar conteúdos da realidade. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados no texto base a respeito do brincar, disserte sobre quais aspectos devem ser organizados pelo professor, como eles devem ser aplicados e sobre sua postura investigativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
O brincar surge como principal ação destinada ao encontro do desenvolvimento nas crianças, sejam estas ações estipuladas por brincadeiras realizadas no individual, sejam estas realizadas no campo do coletivo.
As brincadeiras que envolvem a presença de amigos e colegas devem estimular a criança à saber dividir, ao saber e à importância de viver em coletividade, respeitando as diferenças e às individualidades das pessoas.
Perguntas interessantes