O brincar exploratório, ou seja, o brincar heurístico é um tipo de brincadeira que propõe descobertas a partir da exploração dos objetos, funcionando como uma jornada de surpresas para as crianças que estão trilhando o caminho do conhecimento de si e do mundo. Desde bebês aprendemos a partir dos sentidos, sendo fundamental estimular a exploração como estratégia para a aprendizagem. Considerando o direito de explorar e sua contribuição para a aprendizagem infantil, analise as seguintes afirmativas: I - Nesse tipo de brincadeira as crianças desfrutam de uma atmosfera onde exploram de maneira autônoma os objetos, de acordo com as ações que desejam fazer. II - Quando as crianças ainda são bebês, o brincar heurístico pode ser preparado pelo professor com objetos sensoriais para que as crianças manipulem com segurança, mas sem limitar suas descobertas. III - O uso de objetos sensoriais é uma forma de assegurar a riqueza de experiências dos bebês em um momento em que o cérebro está pronto para receber, fazer conexões e assim utilizar essas informações. Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:
Soluções para a tarefa
O brincar exploratório gera grandes benefícios para as crianças, contribui para autonomia, manipulação de objetos, sentidos, conexões cerebrais. Portanto, todas as afirmativas estão corretas (alternativa a).
Conceito sobre brincar exploratório
O brincar exploratório trata-se de trabalhar na criança a manipulação e exploração de brinquedos, de forma a incentivar que o indivíduo comece a explorar o ambiente ao seu redor.
É importante que o professor desenvolva métodos que trabalhem o aspecto sensorial e cerebral do bebê, instigando o seu poder de exploração. Um exemplo prático é o uso de fantoches para simular cenários que a criança vive.
Aprenda mais sobre o educação infantil em: https://brainly.com.br/tarefa/49533165
Bons estudos!
#SPJ1
Resposta:
O brincar exploratório gera grandes benefícios para as crianças, contribui para autonomia, manipulação de objetos, sentidos, conexões cerebrais. Portanto, todas as afirmativas estão corretas (alternativa a).
Explicação: