Biologia, perguntado por gabigabrielli2241, 1 ano atrás

O "brilho" das placas de transito,quando recebem luz dos faróis dos carros no periodo da noite,pode der compreendido pelo efeito de luminescência. Sem esse efeito,teriamos dificuldade de visualizar a informação das placas no periodo noturno,oq acarretaria possives acidented de transito.
Como esse evento é conhecido?

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
63

O "brilho" das placas de transito, quando recebem luz dos faróis dos carros pode ser compreendido pelo efeito de luminescência, que é uma forma de radiação fria, onde o processo de emissão de luz cuja origem não reside exclusivamente em altas temperaturas, podendo ser causado por reações químicas, energia elétrica, movimentos subatômicos.

Quando um sólido recebe energia de uma radiação incidente, ele é absorvido por sua estrutura eletrônica e é posteriormente emitido novamente quando os elétrons retornam ao seu estado fundamental.

Os materiais fosforescentes são usados ​​para revestir elementos que se deseja que sejam visíveis no escuro, dada a característica desses componentes de gerar luz muito tempo após o término da radiação de excitação.

Respondido por camilafortes13
82

Na luminescência existem duas subdivisões: a fluorescência e a fosforescência. O que explica o brilho das placas de trânsito ao receberem luz dos faróis dos carros é o efeito da fluorescência, que é um fenômeno de emissão de luz por conta da excitação eletrônica e essa emissão acaba quando luz ou fonte de energia é desligada, há então a emissão de um fóton de luz e após isso seu retorno ao estado fundamental.  

Bohr aprimorou o modelo atômico de Rutherford e a partir disso conseguiu explicar o fenômeno de fluorescência que parte de uma excitação dos elétrons através de uma fonte de energia e depois voltando ao seu estado menos energético, pois o retorno ao seu estado de menor energia emite luz.  

ALTERNATIVAS DA QUESTÃO:

A) fosforescência, pode ser explicado pela quantização de energia dos elétrons e seu retorno ao estado mais energético, conforme o Modelo Atômico de Rutherford. INCORRETA. O modelo de Rutherford não explica a quantização de energia.

B) bioluminescência, pode ser explicado pela mudança de nível energético dos elétrons e seu retorno ao nível menos energético, conforme o Modelo de Rutherford-Bohr. INCORRETA. Emissão de luz por organismos vivos através de reações químicas que ocorrem nesses organismos.  

C) fluorescência, pode ser explicado pela excitação dos elétrons e seu retorno ao  estado menos energético, conforme o Modelo Atômico de Bohr. CORRETO.

D) luminescência, pode ser explicado pela produção de luz por meio da excitação  dos elétrons, conforme o Modelo Atômico de Thomson. INCORRETO. Não há explicação sobre a excitação dos elétrons no modelo de Thomson.

ALTERNATIVA CORRETA LETRA ‘C’.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes