O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são:
Soluções para a tarefa
Em relação à efetividade das normas morais é possível destacar que a alternativa D está correta, sendo que, fazendo um paralelo com o povo brasileiro, é possível destacar que o mesmo sabe sobre os valores morais, mas, a grande maioria das pessoas, prefere não colocar em prática esse saber.
O que são as normas morais?
As normas morais compreende as regras que visam facilitar a convivência entre os humanos, sendo possível destacar que ela elenca três princípios de grande relevância, como:
- a auto obrigação: o ser humano acaba por cobrar de si mesmo a ação em relação à moral;
- são normas universais, ou seja, ela não está escrita, mas de modo subjetivo, está fixada da sociedade e faz parte da mesma;
- são incondicionais, sendo que não vai haver prêmios ou penalizações por parte da sociedade, caso elas não sejam cumpridas.
Saiba mais sobre as normas morais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11030294
Continuação da questão:
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são
A decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas.
B parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação.
C amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente.
D criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter
E cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
#SPJ4