História, perguntado por arthurvictorcamargo0, 11 meses atrás

O Brasil virou uma república governada por um rei que passou a ser governado por pessoas comuns que poderão ser eleitos pelo povo. O que Antônio Conselheiro achava da república?

Soluções para a tarefa

Respondido por correadesouzavi
4

Resposta:

Durante o governo de Prudente de Morais (1894-1898), ocorreu uma das maiores chacinas da história brasileira. O episódio se passou em uma fazenda abandonada no sertão baiano, às margens do rio Vaza-Barris, onde, em 1893, o beato Antonio Mendes Maciel, conhecido como Antonio Conselheiro, criou o arraial de Canudos. Rapidamente, de 20 mil a 30 mil sertanejos foram atraídos pelo uso comunitário da terra e pela promessa do paraíso. Segundo Conselheiro, "do Vaza-Barris deveria jorrar o leite e o mel". A prática e a profecia preocuparam os latifundiários da região, que consideraram iminente a invasão de terras férteis.

Os problemas cresceram com a divulgação das tendências monarquistas de Antonio Conselheiro, para quem a República representava a luta do poder humano contra o poder divino; o beato considerava o casamento civil um desagregador de costumes, uma intromissão em uma questão de competência da igreja. "Para obter a verdadeira felicidade, é necessário que se faça a Sua divina vontade, combatendo o demônio que quer acabar com a fé da igreja." No início do período republicano, militares jacobinos, assim denominados em alusão aos defensores radicais da República durante a Revolução Francesa (1789), foram alertados pelas autoridades baianas e prontificaram-se a combater o núcleo monarquista.

Espero ter ajudado se gostou dessa resposta deixa:

As 5 estrelas

O obrigada

A melhor resposta

Perguntas interessantes