O Brasil vem buscando, por meio de políticas públicas, incentivar a criação de instrumentos que promovam o envolvimento da sociedade no trabalho de constituição de um sistema sustentável, principalmente do ponto de vista das mudanças de atitude.
Diante deste cenário, um município brasileiro preocupado com o meio ambiente e atento às políticas de sustentabilidade, realizou um levantamento estatístico sobre o padrão de consumo mensal de energia elétrica e de água de duas classes socioeconômicas distintas. Em função a diferença socioeconômica, constatou-se que as residências poderiam ser classificadas como residências de “ Alto Padrão” e “Baixo Padrão”. Os parâmetros investigados foram o consumo de água e energia elétrica, a Tabela 1 apresenta os valores de medidas de posição e dispersão obtidos neste levantamento estatístico.
Tabela 1 – Valores de tamanho da amostra, média e desvio padrão das variáveis estudadas
A partir da análise dos resultados apresentados na Tabela 1, qual classe econômica apresentou menor variabilidade levando-se em consideração os insumos apresentados na tabela 1? Justifique sua resposta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Segundo os dados obtidos, as residências de "Alto Padrão" apresentaram menor variabilidade.
Para avaliamos a variabilidade dos dados obtidos para as duas classes econômicas, vamos usar o coeficiente de variação (CV), que consiste na razão entre o desvio padrão e a média.
No caso das residências de "Alto Padrão", temos que:
- CV Energia Elétrica = 60 ÷ 240 = 0,25
- CV Água: 75 ÷ 750 = 0,10
O que nos dá uma variabilidade de 0,175 ou 17,5%, em média.
No caso das residências de "Baixo Padrão", temos que:
- CV Energia Elétrica = 60 ÷ 100 = 0,60
- CV Água: 40 ÷ 200 = 0,20
O que nos dá uma variabilidade de 0,40 ou 40,0%, em média.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás