O Brasil, um país permeado por diferentes tipos de preconceitos e discriminações, em parte, ainda não se reconhece como um país que — tanto individual quanto coletivamente — reforça atitudes e concepções racistas e preconceituosas. Tanto no âmbito das relações cotidianas quanto em um âmbito mais jurídico e institucional, observamos a falta de equidade no acesso à educação, saúde, alimentação, trabalho, etc.
Assim, tendo em vista as desigualdades históricas que assolam o Brasil e como elas se relacionam aos preconceitos e discriminações raciais perpetrados a pessoas negras, bem como a forma como essas violências se expressam no cotidiano das relações sociais, analise as afirmativas a seguir.
I. O preconceito racial brasileiro é, muitas vezes, expressado de maneira sútil, mas, nem por isso, menos perversa. Ele pode ser expresso na forma de um racismo institucional, de modo que exclui — de forma aparentemente legítima — e reproduz desigualdades raciais.
II. O preconceito racial se caracteriza pela manifestação individual em relação a uma raça/etnia diferente da sua, e não tem consequências institucionais, já que somos todos iguais em direitos.
III. O preconceito racial é algo que pode ser observado de maneira esparsa no Brasil. Apesar de ainda ser presente na realidade do país e vir acompanhado de preconceitos de outras naturezas, ele pouco se relaciona às desigualdades relativas à distribuição de renda, por exemplo.
IV. Em razão da miscigenação do povo brasileiro, convivemos de maneira saudável com as diferenças raciais e étnicas. Piadas, deboches e brincadeiras são uma expressão latente da democracia racial que vivenciamos.
Está correto o que se afirma em:
a. I, II e III, apenas.
b. I e II, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: letra E) Apenas I.
Explicação:
Perguntas interessantes
Informática,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás