O Brasil tem obtido avanços em relação ao tratamento dado às denúncias relativas à violência contra a mulher, com medidas como, por exemplo, a instituição da Lei n.° 11.340/2006, a chamada Lei Maria da Penha. No entanto, existe um tipo de violência difícil de combater, que incide sobre a identidade social das mulheres, que é a violência simbólica, queÓ expõe a mulher de forma negativa por meio da calúnia, difamação ou injúria.O retém ou destrói seus bens pessoais, recursos econômicos, objetos e documentos pessoais.O impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em toda a esfera social.@ causa dano emocional, diminui a autoestima, humilha, persegue, controla suas ações, manipula, compromete sua autodeterminação.O constrange a mulher mediante intimidaçáo, ameaça ou uso da força, para induzi-la a exercer sua sexualidade ou a limitar seus direitos reprodutivos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a C - impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em toda a esfera social.
A violência contra a mulher decorre do machismo estrutural e da desumanização feminina.
A discriminação contra a mulher possui várias formas, podendo ser implícita ou explícita, caracterizada pela ação ou omissão de conduta que leve ao sofrimento físico ou psicológico da mulher.
A Lei 11.340/06, em seu art. 7º elenca cinco modalidades de abuso, que não possuem necessariamente o escopo criminalizador , mas delineiam situações nas quais há violência doméstica contra a mulher.
impõe comportamentos e papéis sociais resultantes da lógica de dominação do masculino sobre o feminino em toda a esfera social. [ ALTERNATIVA CORRETA ]