Saúde, perguntado por fontestif, 1 ano atrás

O Brasil tem notificado nos últimos anos cerca de 70 mil casos novos anuais, com incidência média de 35,4/100 mil habitantes. Considerando essa incidência média, uma equipe de Saúde da Família, com uma população adstrita de 3.000 habitantes, teria pelo menos um caso novo de tuberculose por ano, com esse número variando de acordo com a prevalência de fatores de risco para desenvolvimento da doença na comunidade.



Thomaz, M. C. A. Tópicos Especiais em Enfermagem II. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.



Tomando como referência a fisiopatologia da tuberculose, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) Considera-se como uma doença granulomatosa, isto é, quando os microrganismos invadem os tecidos normais tendo como resposta a formação de novas massas de tecidos, denominados granulomas infecciosos.

( ) As células teciduais vizinhas acumulam-se rapidamente em torno de um desses grumos, formando uma parede protetora que impede sua difusão.

( ) Caso a imunidade seja eficiente os microrganismos podem resistir e os tubérculos transformam-se em delicadas massas de tecido fibroso.

( ) O tecido do tubérculo pode tornar-se necrosado e transformar-se em massa caseosa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Escolha uma:
a.
V – V – F – F.

b.
V – V – V – F.

c.
F – F – V – V.

d.
V – V – F – V. Correto

e.
V – F – V – F.

Soluções para a tarefa

Respondido por tamyresdejesus
29

A sequência correta é V -V - F - V. Letra D!

Uma doença granulomatosa se trata de uma patologia causada por alterações na imunologia primária, em que os fagócitos não consegue produzir substâncias essenciais para poderem eliminar os microrganismos.

A única afirmativa incorreta é a terceira, visto que, contradizendo a última afirmativa, os tubérculos não se transformam em massas de tecido fibroso, mas pode sim necrosar e transformar-se em massa caseosa.


liahnycnnp52oi4: correto
Respondido por missianmuniz
16

A resposta correta é V-V-F-V.

Perguntas interessantes