Geografia, perguntado por manoelgato26, 1 ano atrás


O Brasil tem mudado sua estrutura populacional nos últimos anos. Isso se deve a vários fatores que podem ser comprovados por dados do IBGE, além, é claro, dos prognósticos publicados todos os anos. Sabendo disso, observe as imagens abaixo da Pirâmide Etária do Brasil de 1980 e de 2020 (projeção) e em seguida assinale a alternativa que melhor interpreta seus dados.


Alternativas
Alternativa 1:

A população vem aumentando vertiginosamente, onde o número de crianças é maior que o número de jovens e adultos somados.
Alternativa 2:

A população cresceu em ritmo acelerado, mas nos últimos anos tem caído, sendo necessário o investimento em mais creches para estimular a reprodução.
Alternativa 3:

A população brasileira claramente diminuiu, devido à teoria da transição demográfica que foi adotada pela maior parte dos países que desejam se desenvolver.
Alternativa 4:

Seus dados demonstram envelhecimento populacional, ou seja, se nada for feito podem ocorrer problemas com relação aos investimentos com a aposentadoria.
Alternativa 5:

O Brasil precisa fazer um controle de natalidade de forma urgente, pois o número de criança tem crescido, demonstrando que num futuro próximo teremos mão de obra excedente.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
7

Alternativa 4: sobre a Pirâmide Etária do Brasil de 1980 e de sua projeção para 2020 percebe-se que houve um crescimento acelerado, porém nos últimos anos ele tem caído, de modo que está ocorrendo o envelhecimento populacional.

Isso nos mostra que se nada for feito, problemas relativos aos investimentos com aposentadoria ocorrerão, o que na verdade já ocorre na prática, de modo que a Reforma da Previdência é um tema urgente para o bem-estar social e financeiro do país.

Abraços!

Respondido por vivianemarcos
5

Resposta:

Alternativa 4

Explicação:

Seus dados demonstram envelhecimento populacional, ou seja, se nada for feito podem ocorrer problemas com relação aos investimentos com a aposentadoria.

Perguntas interessantes