O Brasil tem em suas origens, enquanto Estado Nacional, uma demonstração das limitações dos movimentos sociais na construção do poder. O Estado independente não se constituiu em um representante da maioria do corpo social. Isso se explica na própria origem do poder no Brasil. A construção do Estado Nação foi carregada da imposição do poder sobre o território.
Sobre o que o enunciado trata, leia e julgue as afirmativas a seguir:
I - Se observarmos a formação do Estado Nacional Brasileiro, ela se dá com a transferência da corte portuguesa para o Brasil. O rei lusitano transplanta a burocracia estatal de Lisboa para o Rio de Janeiro.
II - Com a transferência da corte portuguesa, ampliaram-se as condições de acesso ao poder. Mesmo com um governo pouco representativo, as forças sociais expressam a capacidade de impor e contribuir para o direcionamento da administração pública.
III - O governo implantado pelo regente português, e depois rei, oprimiu várias revoltas regionais e impôs a dependência dos comando regionais à autoridade do governo instalado no Rio de Janeiro.
IV - A própria integração do território brasileiro foi resultado da imposição do governo joanino. Dessa forma, a manutenção da unidade geográfica foi mais um resultado da força do Estado do que da identificação da população com o território.
As afirmativas corretas estão contidas em:
Todas as afirmativas estão corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Questão 2/5 Valor da questão: 2,00
Quando falamos que fazer política é uma prática diária, temos que entender que o conceito de política está relacionado aos nossos interesses. Isso deve ser compreendido porque, ao agirmos para atender a uma necessidade, nós priorizamos intenções, ações e reações. O que buscamos das ações e relações que praticamos e estabelecemos? Vamos dizer que não nos relacionamos com as pessoas por acaso, há uma intenção.
Logo, levando em consideração o que venha a ser política em suas diversas esferas, ambientes e relações, leia as afirmativas a seguir e julgue as que definem o ato e o papel político em suas diversas instâncias:
I - Uma mãe de família que tem uma política em relação aos seus filhos, estando preocupada com a educação deles, busca colocar, em primeiro plano, a frequência e valorização do desempenho dos filhos na educação. Quando tiver que fazer uma escolha entre as necessidades familiares, o investimento no ensino tem prioridade.
II - Pais preocupados com o futuro dos seus filhos têm atos de prevenção. Um exemplo: abrir uma caderneta de poupança em nome do filho para garantir uma estabilidade financeira no futuro. Esta é uma demonstração de um ato político em relação à criação dos filhos.
III - Uma política familiar pode influenciar na política de governo. Medidas tomadas pelo administrador público levam em conta o comportamento das famílias. Hábitos financeiros, educacionais e de saúde são alguns exemplos.
IV - Somente as políticas governamentais podem ser consideradas políticas de fato. As práticas familiares exercem pouca influência nas decisões do poder público. O governo e os governantes têm ações necessárias que não se expressam no cotidiano social.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está(ão) contida(s) em:
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas
Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
Soluções para a tarefa
Respondido por
50
ESTAO CORRETAS A I, III e IV
Respondido por
32
I,III, e IV. Corrigido pelo AVA.
maycampos01:
a resposta e de qual questão ?
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás