O Brasil, sendo um país vasto na sua extensão, possui
vários ecossistemas. Defina os seguintes ecossistemas
brasileiros:
a) Mata Atlântica b) Manguezais c) Caatinga ME AJUDEM PLEASE
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. A Mata Atlântica é caracterizada pela presença de um bioma tropical, abrangendo toda a costa leste, sudeste e sul do Brasil, e a vegetação predominante é densa e fechada, compostas por mangues e restingas.
b. Manguezais: são ecossistemas costeiros, de transição, entre os biomas terrestre e marinho. O termo refere-se a zonas úmidas e intertropicais.
c. A caatinga compreende o único bioma exclusivamente brasileiro, com árvores retorcidas e adaptadas ao meio.
Resposta:
A Mata Atlântica é um dos grandes biomas brasileiros, juntamente com a Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.
O bioma, na definição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”.
Em outras palavras, ele pode ser definido como uma grande área de vida composta por um conjunto de ecossistemas.
Manguezais são a base de um ecossistema biodiverso, e atuam como berçário e protetor contra as mudanças climáticas Os manguezais são ecossistemas típicos de regiões tropicais e subtropicais, definidos como zonas de transição entre o ambiente marinho e o terrestre. Um manguezal é formado por árvores e outras espécies arbustivas que são capazes de resistir ao fluxo marítimo – e, consequentemente, ao sal da água do mar.
Caatinga é a vegetação que predomina no Nordeste do Brasil e está inserida no contexto do clima semiárido. Os índios, primeiros habitantes da região, a chamavam assim porque na estação seca, a maioria das plantas perde as folhas, prevalecendo na paisagem a aparência clara e esbranquiçada dos troncos das árvores. Daí o nome Caatinga (caa: mata e tinga: branca) que significa “mata ou floresta branca” no tupi. Porém, no período chuvoso a paisagem muda de esbranquiçada para variados tons de verdes.
Explicação: