O Brasil republicano de Lobato. Monteiro Lobato viveu entre 1882 (Brasil império) e morreu em 1948 ( Estado Novo). Apresentar como suas obras retratam este período histórico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, em 18 de abril de 1882. Herdou a fazenda do avô, mas sem saber administrá-la, vendeu-a e comprou a Revista do Brasil, mudando-se para São Paulo. A empreitada como editor também não foi bem-sucedida, levando Lobato a mudar-se, em 1925, para Nova York, onde trabalhou como adido comercial. Retornou para o Brasil em 1931 e fundou a Companhia Petróleo do Brasil.
Lobato tinha uma postura nacionalista, conservadora, polemista e pouco receptiva às propostas modernistas da Semana de 1922. É mais conhecido por suas histórias voltadas ao público infantojuvenil, principalmente a série de narrativas do universo do Sítio do Picapau Amarelo, por ele criado. Mas escreveu também para adultos, com destaque para os livros de contos Urupês, Cidades Mortas e Negrinha. Além dos contos, escreveu o romance O choque das raças ou o presidente negro e muitos artigos e ensaios – sem dúvidas, polêmicos. É dele o personagem Jeca Tatu, uma representação regionalista do brasileiro caboclo do interior paulista, ligado à terra, um expoente das camadas mais baixas da cultura agrícola nacional.