Direito, perguntado por 92087844, 1 ano atrás

O Brasil regulamenta as formas de aquisição da nacionalidade no artigo 12 da Constituição Federal. Estabelece critérios para a concessão da nacionalidade originária e da nacionalidade derivada.

Sobre os critérios para a concessão da nacionalidade, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. O Brasil adota um sistema misto, em regra é adotado o critério do jus solis, mas em algumas situações específicas adota o jus sanguinis.
b. Jus sanguinis é um critério para a concessão da nacionalidade originária, de acordo com o qual se concede ao indivíduo a nacionalidade do Estado em que se deu o seu nascimento.
c. Jus solis é um critério para a concessão da nacionalidade originária, o vínculo considerado é o da filiação. O indivíduo adquire a nacionalidade de seus pais, independentemente do território em que tenha nascido.
d. O critério necessário para a concessão da nacionalidade derivada por um Estado, de acordo com as normas internacionais, é que o indivíduo resida em seu território.
e. O Brasil para a concessão da nacionalidade orginiária adota o critério do jus solis., o jus sangunis não é admitido.


alguem me ajuda por gentileza alternativa correta dessa questão. Muito Obrigado

Soluções para a tarefa

Respondido por aalicianaouyrhw
7
 o Brasil adota um sistema misto , em regra é adotada o critério do jus solis, mas em algumas situações especificadas adota o jus sanguinis.

Respondido por SergioIshibasi
3

Conforme o art.12 da CFBR, o Brasil adota o sistema mist, ou seja, correta a alternativa "a"

Vejamos:

Art. 12. São brasileiros:

       I -  natos:

           a)  os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;  (jus solis)

           b)  os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;  (jus sanguinis)

           c)  os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (jus sanguinis)

Perguntas interessantes