O Brasil registra as maiores estatísticas de importação forçada de contingentes populacionais africanos do século XVI ao XIX.”
BASTOS. Ana Paula Pinto. A diáspora africana numa trajetória geográfica, territorial e liberadora: da África ao Brasil (a liberdade em Redenção). Cadernos de Geografia n. 34 - 2015. Coimbra FLUC, p. 66.
O processo descrito no fragmento ocorreu em consequência do/a
A
rejeição dos colonos em escravizar quaisquer dos indígenas.
B
assinatura do tratado de Tordesilhas com a Espanha e a França.
C
tráfico de milhões de africanos para serem escravizados no Brasil.
D
proibição de homens brancos em trabalhos braçais na área da agricultura.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
O período que vai do século XVI ao XIX foi marcado na África por uma diáspora para os povos nativos africanos, porque ao longo de quase quatro séculos milhões de pessoas foram levadas como escravizadas à força para as Américas.
As maiores estatísticas de importação de africanos para o Brasil ocorreram em consequência do tráfico de escravizados para trabalharem de maneira forçada (alternativa c).
O tráfico negreiro era um grande negócio para a Coroa Portuguesa que obtinha grandes lucros através dele. Os portugueses, após dominarem regiões litorâneas africanas estabeleceram feitorias nestas regiões e alianças entre comerciantes locais.
Os escravizados eram trocados por armas, tabaco e tecido e eram trazidos para o Brasil para trabalharem em atividades sem remuneração como nos engenhos de cana-de-açúcar, trabalhos domésticos, mineração e qualquer outra atividade.
Os africanos vieram para o Brasil entre os séculos entre os séculos XVI e XIX. A escravidão só teve fim em 1888, quando a Lei Áurea foi assinada. Não houve qualquer medida do governo para a inserção dos ex-escravizados na sociedade.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
brainly.com.br/tarefa/22454657