O Brasil produz praticamente todo o petróleo que necessita, mas os preços da gasolina, do óleo diesel e gás de cozinha estão muito altos. Qual a explicação para isso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como os combustíveis derivados do petróleo são considerados commodities, seus preços estão atrelados aos mercados internacionais, e as cotações variam diversas vezes todos os dias. Isso ocorre porque existe a concorrência das empresas importadoras de combustível, e constantemente a Petrobras tenta “equilibrar” os valores que chegam às refinarias, seja para cima, seja para baixo, para continuar competindo em uma taxa justa nos moldes do mercado global sem atrapalhar as próprias contas.
Vale ressaltar que os preços pagos pelos brasileiros nas bombas de combustível não são apenas resultado das negociações de venda do petróleo para as refinarias, mas também da combinação de outros fatores. De acordo com dados fornecidos pela Petrobras, o preço da gasolina é composto por: 31% de custos operacionais para a produção, 10% de impostos da União (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico – Cide, Programa de Integração Social – PIS/Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Cofins), 28% de impostos estaduais (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS), 15% do custo do etanol adicionado à gasolina e 16% de fatores relacionados à distribuição e revenda.
Fonte: Petrobrás
Explicação: