O Brasil precisa de investimento em energia limpa. Sobre o assunto tratado, é correto afirmar que a(o) *
a) Biomassa, também chamada de energia renovável, é um tipo de energia limpa, desenvolvida por meio de plantações energéticas, porém, mesmo quando é produzida de maneira sustentável, emite grande quantidade de carbono na atmosfera.
b) Energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis como a cana-de- açúcar e as plantas oleaginosas que são fontes de energia originadas de produtos vegetais.
c) Lenha, energia eólica e energia solar, apesar de se constituírem em fontes de energia não renováveis, são consideradas energias limpas e se destacam por suprirem a maior parte das necessidades brasileiras de eletricidade e por apresentarem uma série de vantagens ambientais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
a) Incorreta: a produção de biomassa não emite grandes quantidades de carbono à atmosfera.
b) Correta
c) Incorreta: xisto betuminoso é uma fonte de energia não renovável, ou seja, não se renova em um curto espaço de tempo na natureza.
d) Incorreta: lenha, energia eólica e energia solar são fontes renováveis de energia.
e) Incorreta: as grandes reservas de gás natural no Brasil encontram-se nas Bacias de Campos e Bacia de Santos, que constituem a reserva de pré-sal.
Resposta:
Alternativa B - energia limpa é aquela que não emite grande quantidade de poluentes para a atmosfera e é produzida com o uso de recursos renováveis, a exemplo de biocombustíveis, como a cana-de-açúcar e as plantas oleaginosas que são fontes de energia originadas de produtos vegetais.
Explicação:
O conceito de energia limpa refere-se às fontes de energia renováveis e com menor impacto ambiental, como as energias eólica, solar, maremotriz e hidráulica. Outro exemplo importante são os biocombustíveis, como o etanol de cana-de-açúcar e o biodiesel (combustível baseado em óleos vegetais como a soja).