Biologia, perguntado por oliveiraf4434, 1 ano atrás

[...] O Brasil [...] possui uma legislação social avançada na área de saúde. Por determinação da Constituição vigente a partir de 1988, a saúde no Brasil é “um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". [...] Sensível às reivindicações de geneticistas médicos e de associações de familiares e de pessoas afetadas por doenças genéticas, o poder executivo publicou, em 20 de janeiro de 2009, a portaria 81, que instituiu, no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integral em Genética Clínica. [...] O aconselhamento genético foi citado como “pilar central da atenção à saúde em Genética clínica" e, As tecnologias de sequenciamento genético, assim como o nosso conhecimento sobre a genética humana, estão avançando numa velocidade extraordinária. O que antes custava alguns milhões de dólares agora custa apenas alguns milhares. E o que levava meses para fazer agora leva algumas poucas semanas, ou dias, ou até horas. [...] Num futuro não muito distante, sequenciar DNA será algo tão rotineiro na Medicina quanto tirar sangue ou se vacinar. [...] A pergunta é: o que vamos fazer com essas informa­ ções? Você quer mesmo saber tudo que está escrito no seu DNA? A resposta a essa pergunta vai depender de muitas variáveis. Vai depender do tipo de informação que você está procurando, a razão pela qual você a procura, a confiabilidade dessa informação e a possibilidade (ou não) de fazer alguma coisa a respeito caso você a encontre. [...] Fonte: ESCOB AR, H. Você quer saber o que está escrito no seu DNA? (Mesmo?). Estadão.combr, São Paulo, 27 jan. 2011. Disponível em: . Acesso em: fev. 2016. 3 4 . A doença de Huntington é um distúrbio neurológico cujogenecausadorjáéconhecidoe podeser identificado por técnicas de Biologia M olecular. Essa doen­ ça apresenta m anifestação tardia, ocorrendo geralmente após os 40 anos, e não se conhece a cura ou tratam ento. Se você tivesse casos dessa doença na fam ília, você optaria por realizar o teste que revela a presença do gene causador? Por quê? 3 5 . E no caso de doenças genéticas em que há tratamento ou meio para evitar ou retardar seu desenvolvimento? Você realizaria o teste? Por quê? mais ainda, como um procedimento que“deve ser garantido a todos os indivíduos e famílias sob risco de anomalia congênita ou doença genética". (Fonte: NOVOA M. C ; BURNHAM, T. F. Desafios para a universalização da Genética clínica: o caso brasileiro. Rev. Panam. SaludPublica, 29(1), 2011.)

1. Na sua opinião, qual é a importância da disponibilização do aconselhamento genético para a popula­ ção? Que pessoas deveriam procurá-lo?
2 . Que profissionais deveriam estar envolvidos no procedo de aconselhamento genérico? Por quê?
3 . Em grupo, pesquisem e listem os locais que oferecem aconselhamento genético pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na sua região.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
4
Olá,

 1- Um aconselhamento genético é de extrema importância devido ao fato de ser uma grande possibilidade de evitar problemas futuros, ele trata de ser a comunicação com a população sobre riscos de problemas genéticos. Todas as pessoas devem fazer aconselhamento genético.

 2 - Profissionais da saúde, como enfermeiros, dentistas e psicólogos são os mais aptos para trabalharem com o aconselhamento genético.

3- Eu não sei sua região, mas a portaria do ministério da saúde oferece um índice com todos os pontos de cada região que oferecem aconselhamento genético. E caso você ache dificil encontrar através da portaria do ministério da saúde, você também pode procurar escrevendo o  nome da sua cidade no google "hospitais que oferecem aconselhamento genético pelo sus em (nome da sua cidade).
Perguntas interessantes