O Brasil possui uma área territorial de 850 milhões de hectares. Desse total, as unidades de conservação ocupavam 104 milhões, as terras indígenas 128 milhões e 30 milhões as "outras terras" (águas territoriais, áreas urbanas, rodovias). Em 2006, o Censo Agropecuário apontou mais de 333 milhões de imóveis cadastrados, todavia, não esclareceu a situação dos 257 milhões de hectares restantes, que são compostos por terras devolutas, públicas e/ou ilegais. Além disso, os dados da tabela mostram a concentração da terra no país, herança de um processo histórico que privilegiou um modelo de desenvolvimento rural centrado na grande propriedade. Exatamente por isso, 0,92% das propriedades acima de 1 000 hectares ocupam quase 45% de toda área cadastrada, enquanto 62,1% das propriedades com até 20 hectares ocupam apenas 5,4%. Assim, uma reforma agrária verdadeira seria um passo importante para uma ampla mudança social.Considerando a tabela e o texto, avalie as seguintes afirmações.I.As pequenas propriedades, com áreas de mais de 0 a menos de 10 ha, estão em maior número no Brasil.II.Os 0,30% das propriedades com áreas de 2 500 ha ou mais ocupam área superior a todas propriedades de menos de 200 ha.III.Os 0,920/ das propriedades com áreas de 1 000 ha ou mais ocupam uma área um pouco menor que o total das terras indígenas e das "outras terras".É correto o que se afirma em @ I, apenas.@ III, apenas.O I e II, apenas. @ II e III, apenas. O I, II e III.
#ENADE
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
As afirmativas corretas são I, II e III. Letra E.
Levando em conta o exposto no enunciado da questão, assim como a tabela e o texto, temos que as pequenas propriedades, que possuem áreas de mais de 0 a menos de 10 ha, são as que se encontram em maior número no território brasileiro.
Além disso, é preciso destacar que o valor de 0,30% das propriedades com áreas de 2.500 ha ou mais ocupam área superior a totalidade das propriedades que possuem menos de 200 hectares.
Bons estudos!
Perguntas interessantes