Geografia, perguntado por be7tersrebecarol, 1 ano atrás

O Brasil possui uma ampla faixa de fronteira na America do Sul.Apresente dois argumentos positivos da existencia de uma grande area de fronteira.Apresente tambem dois problemas decorrentes da presença dessas fronteiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por Miktrek
32
Olá, boa tarde :).

Vantagens:

1- Número grande de países a se comerciar com baixas taxas alfandegárias:

Considerando que a Argetina faz fronteira física com o Brasil, é de se esperar que os impostos para a importação do trigo Argentino sejam muito inferiores ao trigo Europeu, compreende? Fica mais barato.

2- Maior gama de opções de transportação de bens e pessoas no plano internacional:

Devido ao grande número de países que fazem fronteira com o Brasil, é possível se importar/exportar/viajar (a outros países) usando rodovias, ferrovias e hidrovias.
Já países como a Austrália ou o Japão que não fazem fronteira com ninguém são inteiramente dependentes de Portos e Aeroportos, os quais são mais custosos e parcialmente limitados.

Desvantagens:
As desvantagens sempre vão girar em torno da falta de controle que se tem ao se gerenciar uma fronteira tão extensa quanto a nossa.

1- É fácil contrabandear materiais ilícitos para fora e principalmente dentro do Brasil através das nossas infinitas fronteiras. É muito custoso e difícil "vigiar" as bordas do país. Das consequências apesar de variadas podemos destacar o tráfico de drogas que é abastecido através daí, e o comércio ilegal de armas dois grandes atenuantes da explosão de violência que hoje acontece no país. (Em um geral a imigração ilegal entra nesse mesmo barco)

2-  É dificílimo controlar a demarcação da fronteira. As áreas de fronteira pela falta de fiscalização e controle se tornam áreas de ninguém, e quem reside lá acaba sofrendo com a ausência da presença do poder público.
Ex.: Moro em um pequeno vilarejo entre a Venezuela e o Brasil, falo português, assim como minha família e meus vizinhos, porém o governo brasileiro não me considera exatamente brasileiro e o venezuelano não me considera exatamente venezuelano.

Espero que tenha ajudado, abraço!
Perguntas interessantes