O Brasil passou nos últimos tempos por mudanças na sua legislação trabalhista que, de certa forma, reduziu alguns dos diversos direitos trabalhistas. Veja o artigo de Amorim (2017), que faz uma correlação do nosso com o sistema trabalhista de outro país:
Imagine um país em que não haja limitações à terceirização do trabalho — nem de atividades meio, nem de atividades fim. Imagine que, nele, homens e mulheres só possam se aposentar após os 67 anos de idade e que, depois de aposentados, recebam em média menos da metade do que ganhavam enquanto trabalhavam. Meia entrada para idosos não existe lá.
Imagine que nesse país não existam 30 dias de férias remuneradas. Imagine que os empregados têm de negociar com os patrões quanto tempo terão de férias e se elas são remuneradas ou não. Adicional de férias não existe por lá. Imagine que 13º salário também não existe.
Imagine que mulheres grávidas só tenham direito a 12 semanas de licença maternidade e que durante o período de ausência elas não são remuneradas. Imagine que os patrões possam negociar com os empregados se eles vão trabalhar em finais de semanas ou feriados nacionais. Adicional noturno, por horas extras, trabalho em finais de semana ou feriados não existem.
[...] Ele se chama EUA e seu presidente está se esforçando para impedir a entrada de milhões e milhões de trabalhadores de outras nações que a cada ano querem ir trabalhar lá.
Com regras assim, como tanta gente arrisca a vida e tantos outros se mudariam para lá nesse exato segundo se pudessem? Talvez, porque por essas e outras razões, os preços e a inflação são muito menores do que aqui, a taxa de desemprego é um terço da nossa e as pessoas ganham, em média 7 vezes mais do que aqui? Talvez… (AMORIM, 2017).
Fonte: AMORIM, Ricardo. Talvez. Revista Isto é On-line. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2017.
Baseando-se no artigo acima, é possível afirmar que:
Em relação ao sistema trabalhista brasileiro, um sistema regido por um marco legal de mais de setenta anos, o qual tem diversas leis que garantem vários direitos, o trabalho nos Estados Unidos da América é muito menos regulado, não garantindo tantas vantagens
PORQUE
Com menos garantias, os custos trabalhistas acabam sendo menores, o que garante uma produtividade maior, sem contar que a inflação e os preços dos produtos são mais reduzidos, o que contribuirá para retornar ao trabalhador um salário e poder de compra maior.
Analisando as afirmativas acima, é possível concluir que:
Escolha uma:
a.
Apenas a primeira afirmativa é verdadeira.
b.
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
c.
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
d.
Apenas a segunda afirmativa é verdadeira.
e.
Ambas as afirmativas são falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
Vamos analisar cada afirmativa por vez para poder indicar, ao final, a resposta correta da questão:
I. Verdadeira. Os Estados Unidos da América são regidos tradicionalmente por uma política econômica liberal e não intervencionista, enquanto o Brasil costuma ser protecionista, assistencialista e intervencionista.
II. Verdadeira. Em teoria, tais são os resultados de uma política econômica liberal.
Como ambas as afirmativas apresentadas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira, a resposta correta da questão só pode estar na opção b.
Respondido por
17
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
kiofoeger:
Ambas as afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Correto
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás