O Brasil ganhou prestígio internacional, graças as ações do sanitarista Oswaldo Cruz, em direção à transição sanitária, garantindo melhores condições de salubridade.
Marque a alternativa correspondente as ações do sanitarista, frente as condições de insalubridade no país.
Saneou caixas de água e esgotos;
Criou brigadas mata-mosquitos;
Ordenou à demolição e a reforma de edifícios;
Soluções para a tarefa
Resposta:
A atuação de Oswaldo Cruz à frente da DGSP mostra bem isso. O médico sanitarista conseguiu extinguir a febre amarela; controlou a peste bubônica e a varíola. Os números confirmaram a eficácia das medidas. Se em 1902 ocorreram cerca de mil óbitos no Rio de Janeiro, apenas 48 foram registrados em 1904.Erradicou a febre amarela no Pará e realizou a campanha de saneamento da Amazônia. Permitiu, também, o término das obras da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cuja construção havia sido interrompida pelo grande número de mortes entre os operários, provocadas pela malária.5 de ago. de 2016
Explicação:
Sobre as ações de Oswaldo Cruz na busca por melhores condições sanitárias, todas as alternativas estão corretas, pois a limpeza das caixas d'água e dos esgotos, o combate aos mosquitos e a demolição de edifícios foram parte de uma política integrada de promoção de saúde pública.
Oswaldo Cruz e o sanitarismo brasileiro
O sanitarismo do médico Oswaldo Cruz tem sua origem nas experiências adquiridas em Paris, uma das cidades que sofreram as maiores transformações urbanas no século XIX. Boa parte dessas mudanças foram inspiradas em questões sanitárias.
Ao voltar ao Rio de Janeiro, o médico Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública, durante um contexto de grandes mudanças urbanas na capital Federal.
Para saber mais sobre Oswaldo Cruz, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/39353326
#SPJ2