O Brasil foi um dos últimos da América a tornar-se independente da Metrópole. Diferentemente dos demais optou pela Monarquia como sistema de governo, ou seja, foi a única nação a não tornar-se república após o processo de emancipação política, por que:
a) As elite nacionais viam com desconfiança o sistema republicano de governo pois temiam perder seus privilégios e abrir espaço para que grupos populares participassem da política.
b) Os grupos populares não aceitaram o sistema republicano por não lhes proporcionar uma efetiva contribuição no desenvolvimento sócio-político da nação recém formada. Foram os mais ferrenhos defensores da monarquia hereditária, constitucional e representativa.
c) D. Pedro I recebeu instruções de seu pai, D. João VI, para que mantivesse a monarquia como forma de governo a fim perpetuar o domínio português, mesmo após a independência.
d) Era de interesse das elites nacionais a manutenção da monarquia a fim de democratizar a participação política de todos os grupos sociais e, dessa forma, modernizar o Estado brasileiro.
e) Por pressão da Inglaterra e de Portugal, que ainda exercia uma grande influência política e econômica sobre o Brasil, D. Pedro I, e o grupo dirigente que o apoiava, sustentaram a monarquia constitucional, inspirada nos ideais iluministas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Letra E
Por pressão da Inglaterra e de Portugal, que ainda exercia uma grande influência política e econômica sobre o Brasil, D. Pedro I, e o grupo dirigente que o apoiava, sustentaram a monarquia constitucional, inspirada nos ideais iluministas.
Respondido por
0
Resposta:
as
Explicação:
as
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás