“O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história da economia”
Considerado de direita na Coreia do Sul e de esquerda na Inglaterra, economista critica rumo das políticas brasileiras e defende protecionismo nos países emergentes
Por REGIANE OLIVEIRA São Paulo 15 JAN 2018
As pessoas têm que entender como é séria a redução da indústria de transformação no Brasil. Nos anos 80 e 90, no ponto mais alto da industrialização, esse setor representou 35% da produção nacional. Hoje não é nem 12% e está caindo. O Brasil está experimentando uma das maiores desindustrializações da história, em um período muito curto. O país tem que se preocupar. E eu não estou dizendo nada novo. Muitos economistas latino-americanos já levantavam o problema da dependência de commodities primárias na década de 1950 e 1960. Quando você é dependente de commodities primárias há uma tendência de que o preço dos produtos caia no longo prazo em comparação com os produtos manufaturados. Além disso, os países dependentes de commodities não conseguem controlar seu destino.
Considerando o trecho exposto, o Brasil está experimentando a contração do setor econômico
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
O Brasil está experimentando uma contração do setor econômico em função do travamento da indústria causada pelas políticas econômicas que sobrecarregam a abertura e manutenção de empresas no país.
A alta carga tributária, excesso de impostos, regulamentações desnecessárias e que tratam de reprimir a atividade industrial, em vez de incentivá-la, são alguns dos motivos pelos quais o Brasil vive uma industrialização atrasada e passa por tantas crises.
Abraços!
Perguntas interessantes