Geografia, perguntado por matheus197, 11 meses atrás

O Brasil está dividido em três regiões geoeconômicas que refletem as diferentes formas de ocupação humana ao longo da formação econômica do território :Nordeste, centro-Sul e amazônica de acordo com o mapa dos "complexos regionais" a seguir.Análise os aspectos que caracterizam cada uma dessa regiões :

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Juniorlindoso
8
A região Centro-Sul, de todas as macrorregiões, é a mais desenvolvida, não só economicamente, mas também em indicadores sociais (saúde, educação, renda, mortalidade infantil, analfabetismo entre outros).

A macrorregião da Amazônia abrange praticamente todos os Estados com cobertura vegetal amazônica. 

No Nordeste o clima, em grande parte, é composto pelo clima semi-árido, principalmente no sertão e no agreste. Essa foi uma das áreas mais exploradas no período colonial, pois o nordeste do Brasil foi explorado durante muito tempo com destaque para a produção do açúcar utilizando de mão-de-obra escrava, os fatores coloniais geraram uma herança marcada por sérios problemas estruturais, econômicos. As concentrações de terras e a hegemonia da elite no poder foram alguns dos fatores da elevada desigualdade social. 

Apesar das adversidades a partir dos anos 80 as principais cidades nordestinas (Salvador, Recife e Fortaleza) e outras micro-regiões conseguiram se elevar economicamente, destacando os setores do turismo, indústria e agricultura de precisão. 
Recentemente algumas áreas do Brasil tiveram acesso a investimentos por parte do Governo Federal e capital estrangeiro, os recursos arrecadados serviram para melhorar os serviços sociais e infra-estrutura de transportes e comunicação, permitindo que o desenvolvimento alcançasse áreas do Nordeste e Amazônia isoladas, dessa forma atingiram prosperidade. 
Perguntas interessantes