O Brasil está dividido em diversos territórios. A divisão pode ser, por exemplo, por estados, por bacias hidrográficas, por municípios, etc. A escolha por um ou outro tipo de divisão está associada ao órgão ou à disciplina que tomamos como referência. Assim, a geografia terá uma explicação sobre território diferente da antropologia, por exemplo. Com relação ao tema território, analise as afirmativas abaixo:
I – No que compete à saúde pública, a territorialidade é definida como um espaço geográfico delimitado com população definida.
II – Quando se faz a divisão por espaço geográfico e população fica mais fácil a organização do sistema e das formas de atendimento, possibilitando a leitura das características de determinada região ou população.
III – Quando se divide o território em espaço geográfico e população, contribui-se para a visualização das problemáticas que precisam de atuação mais efetiva do Estado.
Quanto ao tema território na saúde pública, está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
Apenas I.
b)
Apenas II.
c)
Apenas III.
d)
Apenas I e II.
e)
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todos os enunciados estão corretos ao tratarem da regionalização e separação do território brasileiro por áreas delimitadas com populações. Alternativa E.
Explicação:
O raciocínio para isso é, na verdade, simples. Considere as dimensões do Brasil: um dos maiores países do mundo, tanto em território, como em populção, que responde por quase 50% da extensão do continente sul-americano.
Dessa maneira, o clima, as altitudes, a formação cultural e étnica das pessoas são muito variados, o que contribui para que cada região ou microrregião do nosso país tenha necessidades diferentes de saúde.
Portanto, ao delimitar áreas e populações específicas, o governo consegue identificar as necessidades particulares de cada um desses grupos e investir o dinheiro público com ações especializadas e voltadas àquelas necessidades.
Esse conceito, em teoria, colabora com a boa administração dos recursos públicos e a efetividade no combate a epidemias e problemas de saúde concentrados por áreas limitadas.