O Brasil entrou na história da civilização ocidental com as grandes navegações e o processo de colonização portuguesa na América. A instalação de uma colônia voltada a produção de excedentes para atender o mercado mundial e ao mesmo tempo ser ponto de utilização de mão de obra compulsória (escrava) deu sentido a ocupação das terras que viriam formar o povo brasieliro.
A educação não tinha nos tempos de colonização o mesmo sentido que hoje esperamos das instituições de ensino. O sentido da educação para todos não norteava as ações do estado monárquico português. O interesse na instrução estava voltado a formação de um governante, um líder virtuoso e alguém dedicado, por ser elitizado, formado para se elevar diante dos demais. A educação segregada era uma prática comum e esperada.
As ordens religiosas foram as responsáveis por organizar a educação na colônia portuguesa. Estabelecer unidades educacionais com finalidades distintas. Desta forma, assinale a alternativa correta sobre a formação educacional jesuíta e sua finalidade.
Soluções para a tarefa
A afirmativa correta é a 1, visto que ao mesmo tempo que os jesuítas tinham a função de propagar a fé católica entre os nativos e fazer a conversão ao cristianismo, tinham a educação dos jovens da elite colonial e dos poucos escolhidos para uma formação clerical.
No período de colonização, a educação não possuía o mesmo sentido atual das instituições de ensino. Pois o sentido da educação para todos não envolvia as ações do estado monárquico português.
De forma que o interesse na instrução era voltado para a formação de um governante. Em que além disso, os jesuítas não possuíam a função de propagação da fé católica entre os nativos. Além de visar a conversão desses indivíduos ao cristianismo.
Em anexo acrescentei o complemento da questão.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
Ao mesmo tempo que os jesuítas tinham a função de propagar a fé católica entre os nativos e fazer a conversão ao cristianismo, tinham a educação dos jovens da elite colonial e dos poucos escolhidos para uma formação clerical.