O Brasil é um país que recebeu e recebe ainda muitos imigrantes. Fale um pouco dos imigrantes que vieram para o Brasil, quem são eles?ω
Soluções para a tarefa
Resposta:
A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.
Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começam a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades. Aqueles que tinham profissões (artesãos, sapateiros, alfaiates, etc.) na terra natal abriam pequenos negócios por aqui.
No começo da década de 1820, muitos imigrantes suíços se estabeleceram na cidade de Nova Friburgo (estado do Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Estes imigrantes passaram a trabalhar em atividades ligadas à agricultura e pecuária.
Os italianos, que vieram em grande quantidade para o Brasil, foram para a cidade de São Paulo trabalhar no comércio ou na indústria. Outro caminho tomado por eles foi o interior do estado de São Paulo, para trabalharem na lavoura de café que estava começando a ganhar fôlego em meados do século XIX.
Já os japoneses começaram a chegar ao Brasil em 1908. Grande parte destes imigrantes foi trabalhar na lavoura de café do interior paulista, assim como os italianos.
Também vieram os Judeus Anussim (Também conhecidos como criptojudeus, marranos ou cristãos novos), que vieram para o Brasil escondidos por conta da perseguição aos judeus na Europa.
Por que estes imigrantes vieram para o Brasil?
No século XIX, o Brasil era visto na Europa e na Ásia (principalmente Japão) como um país de muitas oportunidades. Pessoas que passavam por dificuldades econômicas enxergaram uma ótima chance de prosperarem no Brasil.
Vale lembrar também que, após a abolição da escravatura no Brasil (1888), muitos fazendeiros não quiseram empregar e pagar salários aos ex-escravos, preferindo assim o imigrante europeu como mão de obra. Neste contexto, o governo brasileiro incentivou e chegou a criar campanhas para trazer imigrantes europeus para o Brasil.
Muitos imigrantes também vieram para cá, fugindo do perigo provocado pelas duas grandes guerras mundiais que atingiram o continente europeu.
Para entender melhor a história dos Bne-Anussim(esta é a mais complexa) teremos que voltar cerca de 2.000 anos atrás, quando os Romanos destroem a Província da Judéia e expulsam a maioria dos judeus de sua terra. E eles se espalham pelo mundo, e se juntam a comunidades judaicas que já existiam em outras regiões. E na Península Ibérica (hoje Espanha e Portugal) se cria uma das comunidades judaicas mais importantes do mundo. Eles são chamados judeus sefaraditas, já que a região é chamada de Sefará na Bíblia. .
Mas, tudo mudou no ano de 1492, quando os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão vão fazer o decreto de Alhambra, onde eles vão obrigar os judeus a se converterem ao catolicismo, ou deixar a Espanha. Muitos judeus resolvem então fugir para a Turquia, Grécia, Holanda, Itália, Norte da África e também para as Américas. E pouco tempo depois, em 1497 um decreto semelhante é feito em Portugal, mas este, ainda mais cruel, pois os que decidissem fugir, não poderiam levar consigo os filhos. Muitos se converteram ao catolicismo, mas ainda mantinham suas práticas judaicas.
Assim, surge a Inquisição, que persegue e condena à morte qualquer fiel que siga práticas judaicas. Por isso, muitos deles vão para o Brasil Colônia disfarçados, onde havia menos perseguição contra eles.