Administração, perguntado por rosedantass, 7 meses atrás

O Brasil é um país multicultural, marcado pelo encontro entre as culturas do colonizador, dos povos nativos, dos povos africanos escravizados e a cultura das demais sociedades que se instalaram no país ao longo dos tempos. Entretanto, ainda observamos que, muitas vezes, as instituições e a sociedade em geral privilegiam elementos advindos apenas da cultura do colonizador, como é o caso do aspecto religioso. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir. I. Os resultados do estudo “Laicidade e Ensino Religioso no Brasil” revelam que há desequilíbrio na representatividade da diversidade religiosa brasileira nos livros didáticos. II. Mesmo somados, os índices de citações em livros didáticos de grupos religiosos de matrizes indígenas e afrobrasileiras não superam o índice de citações referentes à religião islâmica. III. As citações referentes a segmentos do judaísmo em livros didáticos brasileiros são mais numerosas que as menções às religiões orientais. É correto o que se afirma em

Soluções para a tarefa

Respondido por jake364
15

Resposta:

Alternativa 4:

I e II, apenas.

Explicação:

I. Os resultados do estudo “Laicidade e Ensino Religioso no Brasil” revelam que há desequilíbrio na representatividade da diversidade religiosa brasileira nos livros didáticos.

Pois se observarmos o texto "O estudo Laicidade e Ensino Religioso no Brasil, realizado em 2010 pelas pesquisadoras Debora Diniz, Tatiana Lionço e Vanessa Carrião, da Universidade de Brasília, revelou que o foco do ensino está na religião cristã." ou seja, nos livros não é representado todas as religiões é focado mais em uma só religião. Então está correta.

II. Mesmo somados, os índices de citações em livros didáticos de grupos religiosos de matrizes indígenas e afro-brasileiras não superam o índice de citações referentes à religião islâmica.

Só observar no gráfico, que somando os indígenas que é 2% com os afro-brasileiros  3% o resultado é 5% e já a da religião Islâmica é 8% consequentemente os indígenas e afro-brasileiras não superam o índice dos Islâmicos. Está correta

III. As citações referentes a segmentos do judaísmo em livros didáticos brasileiros são mais numerosas que as menções às religiões orientais.

Ela está errada, pois as Orientais são 12% e os Judaicas 7% consequentemente seria ao contrário os Orientais são mais numerosos que o Judaísmo.


magdasantoslindasap: Obrigada pela explicação
Perguntas interessantes