O Brasil é um país de Estado Laico, isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões. Desta forma, há uma separação entre Estado e Igreja; o que, teoricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dogmas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Federal também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada. ( disponível em: http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1041&Itemid=263 . acesso em 18/11/2016)
No entanto, "somente em 2014, o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu 149 denúncias de discriminação por motivação religiosa. A maioria, 26,17%, foram do Rio de Janeiro e, 19,46%, de São Paulo[...].Entre as religiões mais discriminadas estão as de matriz africana, como o candomblé e a umbanda. O mesmo balanço mostra que 35,39% das vítimas de discriminação por motivação religiosa eram negros, enquanto 21,35% eram brancos e, 0,56%, indígenas. ( disponível em:http://www.pt.org.br/dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/. acesso em 18/11/2016)
Analisando os dados do texto acima, assinale a alternativa que indica a relação existente entre intolerância religiosa no Brasil e racismo.
Escolha uma:
a. As religiões afrobrasileiras são perseguidas desde que os negros vieram para o Brasil, por isso elas deveriam ter sido extintas a muito tempo.
b. A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras está relacionada à catequese dos negros no período da escravidão que não foi bem sucedida.
c. A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras, que são de origem negra, carregam consigo o racismo empreendido contra os negros, uma vez que essas religiões fazem parte de sua cultura. Correto
d. A intolerância religiosa empreendida contra as religiões afrobrasileiras tem a ver com a questão da crítica à essas religiões e nada tem a ver com racismo.
e. A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras acontecem por serem religiões atrasadas, que nasceram de escravos negros.
Soluções para a tarefa
A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras, que são de origem negra, carregam consigo o racismo empreendido contra os negros, uma vez que essas religiões fazem parte de sua cultura.
Olá,
c. A intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras, que são de origem negra, carregam consigo o racismo empreendido contra os negros, uma vez que essas religiões fazem parte de sua cultura.
Sabemos que o Brasil foi construído em cima do racismo que faz parte do cotiano dos brasileiros até mesmo nos dias de hoje. As religiões de cunho afro são extremamente criticas, hábito que é passado de geração e geração e que se iniciou com o racismo.
Com isso ensinar acerca de todas as religiões no Brasil se torna algo complicado, porque os pais não querem nem que seus filhos ouçam falar de culturas que não sejam as deles, o que dificulta ainda mais todo o processo.