O Brasil é um país que, no início de sua formação social, foi construído e organizado, basicamente por três grupos étnicos: africanos, indígenas e portugueses. Essas três etnias contribuíram para a formação religiosa do povo brasileiro; no entanto, o cristianismo se tornou hegemônico e reconhecido oficialmente como prática religiosa brasileira. Assinale a opção incorreta. As intenções dos colonizadores portugueses junto aos jesuítas tinham a missão de explorar a terra, civilizar negros e índios e convertê-los ao cristianismo, como uma prática de evangelização, negando as manifestações culturais e religiosas desses povos. Não há como fazer vinculação às questões religiosas com o processo de colonização brasileira. A fé que os senhores de engenhos tinham nas religiões eram professadas no Brasil. Houve uma espécie de satanização das religiões de matrizes africanas e indígenas. A negação das práticas religiosas dos indígenas e africanos se davam à medida que ocorria a valorização das outras religiões, principalmente, a Igreja Católica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A alternativa incorreta está em:
Não há como fazer vinculação às questões religiosas com o processo de colonização brasileira.
Explicação:
Os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu.
Deste modo, junto com as expedições vinham também padres, especialmente os padres da Companhia de Jesus, que tinham como vocação específica a catequese de povos não-cristãos.
Podemos destacar também a criação de colégios para catequizar os povos indígenas, além disso, a fundação de vilas e cidades em torno de missões através de uma missão de povoamento, o firmando como importante reduto jesuíta no Brasil, a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha.