O Brasil é um dos países mais ricos em pinturas rupestres. Nas regiões de Lagoa Santa e Serra do Cipó (MG), encontra-se grande número dessas pinturas, muitas ainda não estudadas. Nessas obras, em que são retratadas cenas do cotidiano dos povos pré-colombianos, estão presentes animais de espécies extintas e de espécies ainda existentes. Infelizmente, tais pinturas, não apenas em Minas Gerais, mas em todo o Brasil, têm sido alvo de vandalismo, o que, algumas vezes, resulta na completa destruição de algumas dessas pinturas. (Assinale uma, ou mais, opções corretas)
As pinturas rupestres fornecem importantes subsídios para o entendimento de processos de ocupação do território e de extinção da biota. Nesse sentido, assumindo-se como critério valorativo o direito de toda a humanidade ao conhecimento, a destruição de pinturas rupestres, na forma mencionada no texto, é moralmente condenável.
No Brasil, parte das pinturas rupestres encontra-se na Serra do Cipó, na Cadeia do Espinhaço, uma das regiões de endemismo vegetal no país. A preservação dessas pinturas e a da flora dessa região permitem proteger, respectivamente, o patrimônio cultural brasileiro e a biota.
Vandalizar a arte rupestre pode ser uma ótima maneira de preservar a cultura, valorizando o surgimento de novas culturas. A adaptação é parte importante da evolução.
No Brasil, as pinturas rupestres são bem poucas, monstrando que dificilmente os povos originários dessa terra são antigo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. As pinturas rupestres fornecem importantes subsídios para o entendimento de processos de ocupação do território e de extinção da biota. Nesse sentido, assumindo-se como critério valorativo o direito de toda a humanidade ao conhecimento, a destruição de pinturas rupestres, na forma mencionada no texto, é moralmente condenável. (Exata)
2. No Brasil, parte das pinturas rupestres encontra-se na Serra do Cipó, na Cadeia do Espinhaço, uma das regiões de endemismo vegetal no país. A preservação dessas pinturas e a da flora dessa região permitem proteger, respectivamente, o patrimônio cultural brasileiro e a biota. (Exata)
3. Vandalizar a arte rupestre pode ser uma ótima maneira de preservar a cultura, valorizando o surgimento de novas culturas. A adaptação é parte importante da evolução. (Errada)
Explicação: