O Brasil é entendido tanto pelos brasileiros quanto no mundo afora como um país mestiço, composto por inúmeras raças e etnias. A miscigenação brasileira, contudo, não é causa nem consequência de uma democracia racial. Ou seja, embora o Brasil seja reconhecido pela diversidade de seu povo, nem todos os indivíduos possuem as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento, seja por parte dos demais cidadãos, seja por parte das instituições. Nossas múltiplas origens — indígena, africana, europeia etc. —, infelizmente, não são sinônimo de igualdade de direitos, apesar de constitucionalmente assim se estabelecerem. SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 3. (Apostila) Considere o texto acima e assinale a alternativa correta:
Instituições tratam cada grupo da forma que julgam mais adequada pois não existe lei que regulamente a questão.
A miscigenação de raças leva ao mito da democracia racial, visto que interfere na prática do racismo.
Oportunidades no Brasil, um país mestiço, existem indistintamente para todos, conforme escrito na lei.
O fato do Brasil ser composto por inúmeras raças e etnias faz com que existam diferenças de tratamento.
A igualdade de direito, no Brasil, existe apenas formalmente, não sendo aplicada na prática.
Soluções para a tarefa
A primeira alternativa está correta.
Ela se elenca com a última resposta pois trata da desigualdade que existe em nosso país.
Através de um entendimento sobre características básicas do homem e do processo de colonização da nação, vemos que Darcy Ribeiro busca nos orientar sobre o espaço o qual habitamos hoje a importância da nação tendo relação direta com a miscigenação.
Por isso, para ele, somos hoje um conjunto de características que nos fazem d um grupo identitário, diferenciado de outros grupos, e, tendo nossos 3 pilares étnicos começando pelos Índios, depois pelos Portugueses e em terceiro lugar pelos Africanos trazidos para o Brasil.
Resposta:
Correto : A igualdade de direito, no Brasil, existe apenas formalmente, não sendo aplicada na prática.
Explicação: