O Brasil depois da ditadura resumo
Soluções para a tarefa
Depois dos anos de opressão, os movimentos sociais cresceram bastante. Eles tiveram uma ampla mobilização, inserindo suas demandas e visões na construção da Constituição. Foi um momento muito rico e dialogal da sociedade brasileira. Nossa Constituição é muito detalhada e difícil de interpretar, porque muda muito, mas é muito representativa dos movimentos sociais.
Nesse período, os movimentos ligados à reação da ditadura se formaram - para desenhar a Nova República brasileira. Um viés muito importante foi o desenho de políticas públicas, mais social.
Por causa da reabertura da imprensa, as pessoas puderam se conectar com outros movimentos no mundo. Novos tópicos foram discutidos, por meio deles desenvolveram-se novas organizações. Sobretudo, os movimentos foram puxados pelas pessoas que voltaram para o Brasil depois do fim da ditadura. Essas pessoas trouxeram experiências e novos pensamentos dos países estrangeiros. Um exemplo é o movimento ambiental. O Partido Verde (PV) brasileiro foi fundado em 1986, inspirado pelas tendências ambientalistas em curso na Europa.
Nessa época, havia uma participação mais organizada pelo Estado. Houve manifestações no fim da ditadura, mas depois se tornou mais um processo de integração, de ocupação do espaço, mais do que qualquer outra coisa.
Redemocratização brasileira foi o período de reintegração das instituições democráticas anuladas pelo Regime Militar, iniciado em 1964, e que aplicava um regime de exceção e censura as instituições nacionais.