Pedagogia, perguntado por jacquelineferreirabd, 1 ano atrás

O Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos, o que corresponde a 7,2% da população de 15 anos ou mais. Os dados, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e se referem ao ano de 2016. De acordo com os dados do IBGE, mais da metade da população só tem até o Ensino Fundamental. 51% da população brasileira de 25 anos ou mais tem somente até o Ensino Fundamental completo. No caso do Ensino Médio, 26,3% desse grupo tinha completado esse nível de instrução. A taxa mais baixa está localizada no ensino superior: 15,3% completaram a etapa.

FERREIRA, P. Brasil ainda tem 11,8 milhões de analfabetos, segundo IBGE. O Globo, 21 dez. 2017. Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2019.

Assim, com base nessa afirmação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Brasil reduziu a taxa de analfabetismo da população de 15 anos ou mais drasticamente. Atualmente, mais de 97% desse público encontra-se alfabetizado. Isso favoreceu o cuprimento integral das metas estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação) antes do término de vigência. Além disso, o país registra, em média, 12 anos de estudo, sendo as regiões Nordeste e Norte as áreas com maior número de anos de escolarização (11,8%). A região Sul apresenta o menor índice de anos de estudo, o que retrata as diferenças regionais no contexto brasileiro.

Porque

II. Essa perspectiva só reafirma que, historicamente, as pessoas brancas tiveram sempre maior acesso à escola que pessoas negras e pardas, e isso reflete um indicador, o qual necessita ser superado pelas instâncias políticas, sociais e educacionais.

Soluções para a tarefa

Respondido por cvicentine
20

Resposta correta: "Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira."


Rosangela1906: Creio que seja a alternativa B
Respondido por jaumoscoyotespamx04
10

Resposta:

alternativa 4

Explicação:

Perguntas interessantes