Filosofia, perguntado por leticiabx, 8 meses atrás


O branqueamento de corais é um fenômeno desencadeado, principalmente, pelo aumento da temperatura da água, que afeta de maneira significativa os recifes de corais.Faça um breve relato sobre esse ambiente, suas características, seres vivos , importância ecológica etc.
E explique as consequências que as alterações climáticas geram nesse ambiente natural.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielgermano84
2

Resposta:

euuu seiiii

Explicação:

O branqueamento de corais é um problema ecológico grave relacionado principalmente com o aumento da temperatura da água dos oceanos. Esse problema pode ocorrer de forma transitória ou de forma fatal, matando o coral. No fenômeno de branqueamento, os corais tornam-se translúcidos, sendo possível verificar o esqueleto de carbonato de cálcio desses animais. Isso acontece em razão da expulsão das algas zooxantelas ou por causa da perda do pigmento dessas algas, que vivem em associação mutualística com o coral.

→ Recifes de corais e sua importância

Os recifes de corais são ecossistemas marinhos que apresentam grande biodiversidade e uma beleza inexplicável. Tanto a beleza quanto a biodiversidade dos recifes são extremamente exploradas pelo homem, o que acaba afetando significativamente esses ecossistemas.

Os recifes de corais podem ser definidos como estruturas rígidas que resistem à ação das ondas e correntes marinhas e são formados por organismos marinhos que possuem esqueleto calcário, como é o caso dos corais, que são animais do filo Cnidaria. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os recifes de coral são encontrados em mais de 100 países e territórios.

Várias espécies encontram nos recifes de corais condições adequadas para o seu desenvolvimento e reprodução. Nesse local, também muitos predadores conseguem suas presas. Trata-se, portanto, de um ecossistema complexo e altamente diversificado. Para se ter uma ideia da riqueza dos recifes, estima-se que uma em cada quatro espécies marinhas vivam nesses locais.

A alta biodiversidade dos recifes é aproveitada pelo homem como fonte de alimento. A beleza desses ecossistemas é explorada pelo turismo, sendo comum a visitação dessas áreas para a realização de mergulhos. Além disso, muitas substâncias são retiradas de organismos que vivem nesses recifes para uso na indústria farmacêutica.

Todas essas formas de exploração acabam danificando os recifes de corais. Os danos podem ser causados, por exemplo, pelo grande pisoteamento decorrente da visitação, movimentação das embarcações, pesca predatória e até mesmo pelo lixo deixado nessas regiões.

Perguntas interessantes