O brainstorming ou "tempestade de ideias" é uma prática que envolve a criatividade do grupo. Essa é uma ferramenta simples e comum para um grupo criar um alto volume de ideias para solução de um problema (ou também para qualquer outro tópico), empregando um processo livre de crítica e julgamento. Entretanto, algumas regras devem ser seguidas para que o processo ocorra de forma adequada.
Com relação às regras que devem ser seguidas na aplicação do brainstorming, assinale a alternativa CORRETA:
A) O estímulo com relação à criatividade na geração de ideias mais coerentes com a situação tema deve ser inibido.
B) A quantidade de ideias é fundamental, quanto mais melhor, isso aumenta as chances de encontrar uma solução para o problema.
C) O participante deve evitar a sugestão de qualquer ideia que apareça em sua cabeça, as ideias precisam ser práticas.
D) A geração de ideias adicionais está relacionada com a falta de combinação e o aperfeiçoamento das ideias básicas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
Foi essa que respondi
Resposta:
letra B) A quantidade de ideias é fundamental, quanto mais melhor, isso aumenta as chances de encontrar uma solução para o problema.
Explicação:
O brainstorming é desenvolvido em grupos constituídos por um líder e um grupo de membros regulares, além de outros convidados. Os membros regulares servem para dar ritmo ao processo, enquanto os membros convidados podem ser especialistas, que variam em função do problema a ser resolvido. É importante também a presença de alguns não-especialistas no grupo, para fugir da visão tradicional. Nas primeiras fases de um processo de brainstorming, os participantes devem apresentar ideias livres de qualquer censura, sem críticas, por mais que elas possam parecer inviáveis. Podem participar do processo de geração de ideias todos os membros da equipe. No início do processo, é necessário permitir a apresentação de ideias inviáveis, para que sejam aproveitadas e uma delas se torne viável no final do processo.