ENEM, perguntado por eduardamendees668, 1 ano atrás

O brainstorming é realizado em grupos constituídos porum líder e um grupo equilibrado de membros regularese outros convidados. Os membros regulares servem paradar ritmo ao processo, e os membros convidados podemser especialistas, que variam em função do problemaa ser resolvido. É importante também a presença dealguns não-especialistas no grupo, de modo a se fugir davisão tradicionalConsiderando esse contexto, avalie as seguintes asserçõese a relação proposta entre elas.I. Nas primeiras fases de um processo de brainstorming,os participantes devem apresentar ideias livres dequalquer censura, sem críticas, por mais que elaspossam parecer inviáveis.PORQUEII. É necessário permitir, no início do processo, aapresentação de ideias inviáveis, para que, naspróximas etapas, sejam aproveitadas e uma delas setorne viável no final do processo.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II éuma justificativa da I.B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas aII não é uma justificativa da I.C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é umaproposição falsa.D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.E As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

As primeiras etapas de um processo efetivo de brainstorming devem ser ausentes de pré-conceitos, ou sejam, devem ser democráticas no sentido de apresentar total liberdade de expressão de ideias.

Assim, nas próximas etapas, os colaboradores e gestores podem ser capazes de implementar filtros que corroborem com a extração de ideias mais eficientes e coerentes com as propostas de cada organização.

Respondido por be70
1

Resposta: I e IV

Explicação:

Leia o texto abaixo:

(ENADE, 2012, adaptado) O brainstorming é desenvolvido em grupos constituídos por um líder e um grupo de membros regulares, além de outros convidados. Os membros regulares servem para dar ritmo ao processo, enquanto os membros convidados podem ser especialistas, que variam em função do problema a ser resolvido. É importante também a presença de alguns não-especialistas no grupo, para fugir da visão tradicional.

Fonte: BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998, p. 66 (adaptado).

 

Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas:

I. Nas primeiras fases de um processo de brainstorming, os participantes devem apresentar ideias livres de qualquer censura, sem críticas, por mais que elas possam parecer inviáveis.

II. No início do processo, é necessário permitir a apresentação de ideias inviáveis, para que sejam aproveitadas e uma delas se torne viável no final do processo.

III. O brainstorming deve ser utilizado somente no início do processo de desenvolvimento do novo negócio.

IV. Podem participar do processo de geração de ideias todos os membros da equipe.

Perguntas interessantes