Sociologia, perguntado por rayelesilva9113, 11 meses atrás

O Bolsonaro é realmente fascista?

Soluções para a tarefa

Respondido por danielleferreira79
3
O fascismo é entendido por cientistas políticos e historiadores como a forma radical da expressão do espectro político da direita conservadora. O Bolsonaro possui algumas ideias que condizem com o fascismo como ser a favor da ditadura que é um regime ditador e autoritário, hierárquico e é um movimento elitista como é o plano de governo do mesmo voltado pra elite e quase não possui projetos voltados às minorias, é comum no fascismo o culto ao líder, as pessoas colocarem o presidente ou a autoridade maior como um “Deus”. Ele possui pensamentos fascistas e já usou frases de Benito Mussolini que foi o responsável por liderar o fascismo.

Usuário anônimo: a esquerda tem maior comportamento fascista ou nazista que Bolsonaro, em 2018 o governo do PT tinha muitas propostas iguais ao fascismo, e nazismo, alem de querer instaurar um regime socialista no Brasil
sawazakipedro: cara, respeito tua opinião, mas, sério, o q tem a ver o q o Mussolini falou com o Bolsonaro? e tipo, acho q ele n ta errado ele tratar as minorias como todas as outras pessoas, e até agora ele n restringiu a liberdade de ninguém, q é o que um regime fascista faria.
sawazakipedro: uma coisa q eu acho muito errado q os governos passados fizeram foi colocar cotas raciais, como se negros fossem mais burros que outras raças, e ainda vem um monte de idiotas dizendo que ta certo porque é auxílio a minoria negra, tipo, n faz sentido, já existe cota social , q para mim é necessária , mas tipo a cota racial é uma coisa muito ridícula!!
Respondido por chemicalmann
7

Resposta: Não, ele só é populista. O fascismo se caracteriza por ser chauvinista (nacionalismo radical), autoritário, anti-comunista, anti-liberalismo, ditatorial. O fascismo não é um termo unívoco, existiram diversos tipos de movimentos fascistas: austrofascismo, fascismo italiano, fascismo japonês, fascismo chinês, nazismo (Alemanhã), guarda de ferro (Romênia), integralismo (Brasil), Salazarismo (Portugal), Franquismo (Espanha), Falange-espanhola (Espanha) e vários outros. Bolsonaro é um neoconservador e neoliberal (liberal na economia e conservador nos costumes com um estado forte, porém interferência mínima na economia), portanto ele é totalmente incompatível com a doutrina fascista, todavia isso não significa que ele seja um bom presidente.

Perguntas interessantes