O bolero, o mambo, o calipso, a salsa, o reggae e o rap mostram a diversidade rítmica que caracteriza o mundo caribenho. A alternativa que explica a origem dessa grande diversidade musical do Caribe é: A O processo de industrialização tardia foi o fator preponderante para essa variabilidade B O processo de dominação francesa com o auxilio da entrada de escravos americanos foi essencial para compor essa multiplicidade. C O processo de desenvolvimento econômico que fez dessa região um atrativo para os diferentes povos que viam ali condições de melhorarem de vida. D O processo de urbanização acelerado que possibilitou a existência em uma mesma área de grupos completamente divergentes culturalmente. E O processo de colonização foi determinante para esse mosaico já que juntou os brancos europeus, indígenas nativos e a população negra africana
Soluções para a tarefa
A diversidade rítmica sentida no Caribe tem as suas raízes estabelecidas pela introdução de novos saberes e tradições vindos das colonizações antigas. A alternativa correta é a letra E) O processo de colonização foi determinante para esse mosaico já que juntou os brancos europeus, indígenas nativos e a população negra africana.
A diversidade rítmica sentida no Caribe
A salsa e o tango são excluídos da diversidade rítmica no Caribe. No entanto, outros ritmos sentidos são influências herdadas pela Europa e África.
Um exemplo disso é o Merengue. Inspirado nos minuetos, ou danças em compasso, oriundas de França, é conjugado com os ritmos produzidos pelos tambores africanos e danças crioulas.
Outro exemplo é o Mambo. Um ritmo conhecido mundialmente através da regravação da música 'Mambo #5' por Lou Bega, é um estilo musical que deriva de ritmos africanos escutados pelos escravos.
Por último, citamos o Reggae. Baseada nas crenças Rastafari, oriundas da ascendência etíope da população negra.
Entenda mais sobre invasões coloniais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2994510
#SJP4