Biologia, perguntado por ketlenmedeirosgomez, 1 ano atrás

O bioquímico Stanley Miller (1930-2007) obteve compostos orgânico em condições simuladas da Terra primitiva. Seu experimento não somente contribuiu para entender como a vida pode ter começado, mas também tece grande repercussão popular, dando origem aos termos sopa pré-biótica ou caldo primordial. Após doutorar-se sob orientação de seu professor, Harold Urey (prêmio Nobel de Química em 1934), estabeleceu-se na Universidade da Califórnia (Estados Unidos). É considerado o fundador de uma nova área científica, a Exobiologia, que tenta responder a questões sobre as condições para a existência de vida em outros planetas e na própria Terra.

 

​DOS SANTOS, Fernando Santiago; AGUILAR, João Batista Vicentim; OLIVEIRA, Maria Martha Argel de. Ser protagonista, biologia – ensino médio 1ºano. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2010. p.56.
 

A experiência de Miller foi muito importante para auxiliar na compreensão da formação de moléculas no período pré-biótico, pois com seu experimento foi possível observar e comprovar que:

Alternativas

Alternativa 1:

A partir de moléculas inorgânicas da Terra primitiva, originaram-se moléculas orgânicas como aminoácidos, que são constituintes de proteínas.

Alternativa 2:

A partir de moléculas inorgânicas da Terra primitiva originaram-se moléculas orgânicas como RNAs, que são necessários para tradução de proteínas.

Alternativa 3:

Os primeiros organismos vivos, denominados coacervados, originaram-se diretamente de compostos inorgânicos rearranjados por descargas elétricas.

Alternativa 4:

Os materiais genéticos primitivos foram formados a partir de componentes como H2O, NH3 e CO2, pois o DNA é necessário para produção de proteínas.

Alternativa 5:

Os primeiros organismos vivos, denominados coacervados, originaram-se por meio da tradução RNAs, que formaram proteínas necessárias para sua organização celular.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
2

Alternativa 3.

O experimento de Miller possibilitou a mimetização das condições que existiam na atmosfera primitiva, de forma que possibilitou a manutenção dos gases primitivos (amônia (NH3), metano (CH4), hidrogênio (H2) e vapor de água (H2O).

A partir destes gases, juntamente a incidência de energia luminosa, foi possível a produção dos coacervados, as primeiras moléculas orgânicas formadas por macromoléculas, que possibiltaria o início da vida no planeta.

Perguntas interessantes