Biologia, perguntado por gadeia1224, 11 meses atrás



O bioquímico Stanley Miller (1930-2007) obteve compostos orgânico em condições simuladas da Terra primitiva. Seu experimento não somente contribuiu para entender como a vida pode ter começado, mas também tece grande repercussão popular, dando origem aos termos sopa pré-biótica ou caldo primordial. Após doutorar-se sob orientação de seu professor, Harold Urey (prêmio Nobel de Química em 1934), estabeleceu-se na Universidade da Califórnia (Estados Unidos). É considerado o fundador de uma nova área científica, a Exobiologia, que tenta responder a questões sobre as condições para a existência de vida em outros planetas e na própria Terra.

​DOS SANTOS, Fernando Santiago; AGUILAR, João Batista Vicentim; OLIVEIRA, Maria Martha Argel de. Ser protagonista, biologia – ensino médio 1ºano. 1ª ed. São Paulo: Edições SM, 2010. p.56.

A experiência de Miller foi muito importante para auxiliar na compreensão da formação de moléculas no período pré-biótico, pois com seu experimento foi possível observar e comprovar que:
Alternativas
Alternativa 1:
A partir de moléculas inorgânicas da Terra primitiva, originaram-se moléculas orgânicas como aminoácidos, que são constituintes de proteínas.

Alternativa 2:
A partir de moléculas inorgânicas da Terra primitiva originaram-se moléculas orgânicas como RNAs, que são necessários para tradução de proteínas.

Alternativa 3:
Os primeiros organismos vivos, denominados coacervados, originaram-se diretamente de compostos inorgânicos rearranjados por descargas elétricas.

Alternativa 4:
Os materiais genéticos primitivos foram formados a partir de componentes como H2O, NH3 e CO2, pois o DNA é necessário para produção de proteínas.

Alternativa 5:
Os primeiros organismos vivos, denominados coacervados, originaram-se por meio da tradução RNAs, que formaram proteínas necessárias para sua organização celular.

Soluções para a tarefa

Respondido por tamirisalexandra
0

Resposta: Alternativa 1 - A partir de moléculas inorgânicas da Terra primitiva, originaram-se moléculas orgânicas como aminoácidos, que são constituintes de proteínas.

Explicação:

A experiência de Miller consistiu basicamente em simular as condições da Terra primitiva postuladas por Oparin e Haldane. Para isso, criou um sistema fechado, sem oxigênio gasoso, onde inseriu os principais gases atmosféricos, tais como hidrogênio, amônia, metano, além de vapor d'água.[2] Através de descargas elétricas, e ciclos de aquecimento e condensação de água, obteve após algum tempo, diversas moléculas orgânicas (aminoácidos). Deste modo, conseguiu demonstrar experimentalmente que seria possível aparecerem moléculas orgânicas através de reações químicas na atmosfera utilizando compostos que poderiam estar nela presentes. Estas moléculas orgânicas são indispensáveis para o surgimento da vida.

Perguntas interessantes