O Biomarcador compreende toda substância ou seu produto de biotransformação, assim como qualquer alteração bioquímica precoce, cuja determinação nos fluidos biológicos, tecidos ou ar exalado, avalie a intensidade da exposição e o risco à saúde. Podem ter como objetivos avaliar a exposição, os efeitos das substâncias químicas e avaliar a suscetibilidade individual. A utilização destes Biomarcadores pode ter como finalidade elucidar a relação causa-efeito e dose-efeito na avaliação de risco à saúde; para fins de diagnóstico clínico; e para fins de monitorização biológica, realizada de maneira sistemática e periódica. Os Biomarcadores podem ser classificados em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
• Os biomarcadores de exposição (ou biomarcadores de dose interna) podem ser usados para confirmar e avaliar a exposição individual ou de um grupo, para uma substância em particular, estabelecendo uma ligação entre a exposição externa e a quantificação da exposição interna.
• Os biomarcadores de efeito podem ser usados para documentar as alterações pré-clínicas ou efeitos adversos à saúde decorrentes da exposição e absorção da substância química. Dessa forma, a ligação dos biomarcadores entre exposição e efeitos contribui para a definição da relação dose-resposta.
• Os biomarcadores de suscetibilidade permitem elucidar o grau de resposta da exposição provocada nos indivíduos.
FONTE: rbmt
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
8 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás