O biofilme subgengival em um paciente que apresenta doença periodontal promove um destruição tecidual pela presença de fatores de virulência, que afetam diretamente a estrutura do periodonto. O sistema imune, pela presença das citocinas pró-inflamatórias e biofilme, em um paciente susceptível à doença periodontal, pode participar na aceleração e progressão da doença. Sobre esses aspectos, responda a alternativa que fala uma característica do biofilme e do sistema imune, respectivamente, em uma doença periodontal ativa: ?
A -a matriz de polissacarídeos é produzida pelas próprias bactérias. / Os linfócitos participam da resposta imune específica.
B - a co-agregação ocorre entre uma citocina pró-inflamatória e um colonizador tardio. / As citocinas pró-inflamatórias estão em maior concentração induzindo a destruição tecidual
C - As bactérias do complexo amarelo são gram negativas. / O macrófago faz fagocitose das citocinas pró-inflamatórias
D- A matriz de exopolissacarídeos é produzida pela Porphyromonas gingivalis. / O linfócito T é a principal célula da resposta imune inicial ou inespecífica.
E- O LPS é produzido pelas bactérias gram positivas. / O tecido conjuntivo não é invadido por bactérias
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
LeLetra A
Explicação:
AsAs bactérias inicialmente envolvidas no biofilme iniciam a fagocitose do substrato presente na superfície dental, essas baterias desorganizam esse substrato produzindo polissacarídeos como residual desses processos. Seguidamente há associação de grupos bacterianos mais específicos que são atraído por esses produtos. Pores elas produzem citotoxias quequestimulam o periodonto , irritando o mesmo, consequentemente há resposta primária imunológica nnao específica e seguida a resposta secundária específica com os linfócitos
Perguntas interessantes
Português,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás